quarta-feira, julho 8, 2020
Home Destaques Parabéns cidade do Salvador pelos seus 471 anos

Parabéns cidade do Salvador pelos seus 471 anos

Por Luciana Brianti*

Feliz Aniversário terra de todos os santos, encantos e axé!
Fundada em 29 de março de 1549, primeira capital do Brasil, São Salvador da Bahia de Todos os Santos sempre ganhou destaque pela sua beleza, pela sua cultura tão diversificada, pelo rico acervo de obras arquitetônicos e religiosas, e principalmente pela hospitalidade de seu povo.
O padroeiro da cidade do Salvador, São Francisco Xavier, grande missionário que morrera de peste, foi clamado pelo povo baiano para interceder, no período do Brasil colônia e império, quando a cidade foi acometida pela febre amarela (1686) e pela cólera morbus (1855), e a peste logo cessou, tornando então o protetor especial da capital da Bahia.

Salvador originou-se de uma intensa miscigenação entre índios, portugueses e negros, estes últimos grandes influenciadores na culinária baiana, com seus famosos temperos de sabores fortes, sendo o azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre. Dos portugueses herdamos a culinária sertaneja e dos índios a conhecida farinha “de guerra”.


São muitas as atrações da cidade do Salvador. Começamos pelas praias que têm uma extensão de 50 quilômetros, do Farol da Barra até a praia do Flamengo. Conta também com um dos maiores conjuntos arquitetônicos do país, o Pelourinho, bairro antigo, tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1985, com ruas de paralelepípedos o Centro Histórico reúne manifestações artísticas, música, capoeira, diversos restaurantes típicos da gastronomia baiana e muitas lojas. Inaugurado em 1873 e idealizado pelos irmãos Lacerda, ambos engenheiros, o Elevador Lacerda, com elementos em estilo decor, foi o primeiro elevador urbano do mundo, ele interliga a “cidade alta” e a “cidade baixa”.
Cinco fortes, que no período colonial serviram para salvaguardar a capital, merecem também destaque: no bairro da Barra, o Forte de Santo Antônio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra, abriga o Museu Náutico e tem uma vista privilegiada para se apreciar o pôr do sol. No entorno estão ainda os Fortes de Santa Maria e de São Diogo. Próximo ao Campo Grande e Av. Sete de Setembro está o Forte de São Pedro, além do Forte de São Marcelo localizado na Baía de Todos os Santos e o Forte de Monte Serrat, situado na Península Itapagipana.
E não ficam por aí os atrativos da cidade; a musicalidade, a dança e a alegria do povo contagiam a todos que aqui estão e chegam. E assim é a nossa Salvador cantada por tantos:
“Nessa cidade todo mundo é d’Oxum …. toda gente irradia magia …”
“Passar uma tarde em Itapuã, …”
“Salvador, meu amor, a raiz de todo bem, ….
“We are Carnaval, ….”
“Salvador, Bahia de São Salvador, a terra de Nosso Senhor …”
Neste dia tão especial, muito axé terra da alegria!! E muitas bênçãos do seu padroeiro: São Francisco Xavier.

* Luciana Xavier de Brito Brianti é Turismóloga e Administradora. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social.

Fontes de pesquisa:
https://br.historyplay.tv/hoje-na-historia/e-fundada-cidade-de-salvador-primeira-capital-do-brasil
https://br.historyplay.tv/hoje-na-historia/e-fundada-cidade-de-salvador-primeira-capital-do-brasil
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/historico

Você sabia que São Francisco Xavier é Padroeiro de Salvador/BA


http://www.salvadorbahiabrasil.com/atracoes-salvador.htm

Fontes imagens:

Dónde alojarse en Salvador de Bahía, Brasil

Você sabia que São Francisco Xavier é Padroeiro de Salvador/BA


https://abihbahia.org.br/localidade/pelourinho

São Francisco Xavier

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

Stand-up Pokas do comediante brasileiro Thiago Ventura é lançado em plataforma de streaming

Por Marcus Vinicius Peralva Santos Bem vindos meus nobres leitores da coluna de Artes e Literatura! Após uma breve pausa, eis que voltamos com a nossa...

O retorno da Banda Papaleguas – da Papa

Por Gilberto Romano Nascida de um dos blocos tradicionais da folia momesca de Salvador, Bloco Papaléguas, a Banda Papaléguas anuncia seu retorno sob o comando...

Jammil sem Levi Lima

Por Gilberto Romano Na noite do domingo,5, o cantor e compositor Levi Lima anunciou a sua saída do grupo Jammil e uma Noites após 9...

Na sua vida, você escolheu ser âncora ouser raíz?

Por Auxiliadora Paiva “ A VIDA É DESPROVIDA DE SENTIDO. VOCÊ DÁ SENTIDO A ELA. O SENTIDO DA VIDA É AQUILO QUE VOCÊ ATRIBUI A...