sexta-feira, julho 3, 2020
Home Destaques A felicidade tem fórmula?

A felicidade tem fórmula?

Por Auxiliadora Paiva

Um arquiteto brasileiro, com especialidade nas áreas de Segurança da Informação e Networking, chamado Sérgio Marquete, escreveu a seguinte frase: “ A felicidade não tem fórmula, não tem receita.

 

O que define se você vai ser feliz ou não, são as suas escolhas, é o que você pega e larga em sua caminhada.” Vocês concordam com essa afirmação dele? Ou será que ele está literalmente enganado? Pois bem, esse será o tema que iremos abordar hoje, em nossa coluna .
Durante toda a nossa existência, nós encontramos com diferentes pessoas, seja no âmbito pessoal, social ou profissional. Cada uma dessas pessoas trazem consigo uma bagagem, que é individual e intransferível. Essa bagagem será o combustível que os guiará em toda a sua existência, neste orbe terrestre. Elas irão compor a nossa rede social, que é uma rede energética. Algumas bastantes complicadas, outras inconstantes e até indefinidas. Mas também, nos encontramos com aquelas que são especiais e iluminadas. Como conviver com essas pessoas com as suas diferentes caraterísticas psicoemocionais? Como manter o nosso padrão de equilíbrio, diante de tantas diversidades e diferenciação?
Costumo dizer que a nossa existência é um verdadeiro Caldeirão Energético, onde precisamos aprender a “temperar” com maestria, para depois saborear o resultado dessa dedicação. Para alguns, a Felicidade, se resume na tríade gramatical, composta por três verbos: TER + AMAR + SER. Vamos entender esse tríplice aspecto? O TER, tem uma relação muito forte com o conquistar, com o adquirir. Ele se abastece com a energia do dinheiro e do poder. O AMAR, está entrelaçado com os múltiplos relacionamentos que teremos em nossa vida. O SER, é o ponto que mais desafio traz ao Homem, pois ele diz respeito a nossa essência e ao significado que atribuímos à nossa vida.
Cada um desses pilares, tem uma valoração diferenciada para as pessoas. Nenhum deles deverá se sobressair perante o outro. Os três precisam caminhar em sintonia harmoniosa, para vivermos em situações mais amenas e saudáveis. Será que nessa tríade encontraremos a fórmula para a FELICIDADE?
Stefan Klein, escreveu em 2005, o livro que se transformou em um best sellers, chamado “ A Fórmula da Felicidade”. Nesse livro, o autor nos traz as mais importantes pesquisas neurocientificas da época, sobre esse assunto. Nessas pesquisas ficaram comprovadas, que poderemos aprender a ser feliz, isto por que o nosso cérebro, possui um sistema específico para esse fim, que é o sistema emocional. Esse sistema que é extremamente rico e operacional, possui os seus soldados que trabalham de forma equilibrada. Esse equilíbrio, é o que vai nos proporcionar as sensações de paz, alegria, prazer e felicidade. Esses soldadinhos, são os hormônios, que o nosso corpo produz.
A Felicidade, nada mais é, que um estado interior, é o sentir-se bem com a vida e consigo mesmo. A nossa vida muda quando nós mudamos. E para isso, é preciso investir na resignificação da vida. Buscar fazer uma reprogramação dos processos limitantes, que tanto emperram a nossa existência.
A busca pela Felicidade, é um alto investimento que realizamos, pois é necessário que saibamos desenvolver em nós algumas modificações e habilidades. As vezes elas são dolorosas, porém necessárias. É preciso aprender a: gerenciar as emoções; desenvolver a disciplina; ser resiliente; sair da zona de conforto.
E se não houver esse movimento de mudança e de transformação, passaremos toda a nossa existência, saindo e entrando em relacionamentos, depositando no outro a culpa, pela nossa falta de coragem em assumir os nossos erros e defeitos. Lembrem-se: “ a sua vida é “culpa” sua”! Sabe por quê? Quando não se assume uma responsabilidade, outros assumem. Saia do papel de coadjuvante e seja o protagonista da sua história. Esse é o caminho para fazermos um encontro de contas de nós, para conosco mesmo. É a estrada que vamos percorrer .busca da tal Felicidade. Pensem nisso.
Namastê.

Referências: Klein, Stefan in “A Fórmula da Felicidade” – 2005
Imagens: www.frasesparawhats.com.br / www.opensador.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

Vamos relaxar: alimentos que são calmantes naturais

Por Ana Lucia Reis. Em nossa rotina é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada para melhor funcionamento do nosso organismo, o intuito da coluna...

DVD de Ivete Sangalo Live Experience

Por Sheila Argolo Ivete Sangalo, cantora, compositora, atriz, jurada, apresentadora...., qualificações pra diva do Axé Music não faltam. E o tbt de hoje é pra...

Mês de julho é marcado por lives de consagrados nomes da música baiana

Por Gilberto Romano A temporada de lives continua em função da pandemia e neste mês de julho três grandes feras da musica baiana realizam suas...

Nando Borges é atração do Som de Papo In Live

Pra quem gosta de relembrar os grandes sucessos da música baiana, o programa SOM DE PAPO IN LIVE traz como atração musical o cantor...