quarta-feira, julho 8, 2020
Home Decoração Você é Único! O seu projeto deve ser pensado pra você

Você é Único! O seu projeto deve ser pensado pra você

Por: Alê Barbosa

Olá queridos e queridas, tudo bem? Hoje vamos tratar de um assunto que só é abordado depois que é contratado um profissional da área de design ou arquitetura, para falar a verdade tem casos que nem depois que contrata um profissional este ponto é argumentado. Então fica a dica!

A casa é mais que um local que voltamos depois de um dia de trabalho, ela transmite sensação e causa percepção variado de acordo com o projeto executado e a personalidade de seus donos, a nossa casa diz muito de como somos.

Para um projeto ter sucesso não é apenas pegar uma imagem de revista ou do Pinterest e colocar tudo que está lá. (não quer dizer que não pode ser usado como fonte de inspiração e pesquisa), vou continuar “batendo na mesma tecla” que não existe um projeto que funcione para todos, cada pessoa é única e por isso o projeto também deve ser único.

Perguntas que precisam ser considerados:
Como é seu estilo de vida?
Tem disponibilidade para estar sempre deixando a casa em ordens?
Recebe amigos durante a semana ou aos finais de semana?
Gosta de cozinhar para eles?
É uma pessoa que estuda ou trabalha muito em casa e não tem tempo para cozinhar ou até mesmo arrumar a casa?
Tem criança? Qual a idade? Tem animal doméstico?

NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO.

Se você gosta de receber amigos e cozinhar para eles, o ideal é que sua cozinha seja aberta para que você não deixe de socializar com eles por uma barreira física que é uma parede, além de dá uma sensação de amplitude ao projeto.

Se você não gosta de cozinhar, prefere pedir uma pizza e deixa sempre prato para o dia seguinte, o ideal é que a cozinha seja fecha para não deixar exposto a pia. Se neste caso sua cozinha é aberta e não tem como colocar parede, sempre existe o estudo de caso onde pode ser colocado barreiras visuais parcial ou total que são desenvolvidas em diversos materiais.

Se você precisa estudar e/ou trabalhar muito em casa e não tem tempo de ficar arrumando o tempo todo, o ideal é pensar em um projeto minimalista com poucos itens de decoração que fique no chão ou que acumule poeira. Para isso pode ser feita decoração e divisão de espaço por pinturas, moveis grandes, quadros e iluminação, isto fara você poupar tempo. É extremamente importante um layout com um fluxo coeso e evite ao máximo bloqueios e obstáculos.

Não fique com medo de usar cor, escolha cores que te deixa calmo e as teste, faça contraste entre claro e escuro assim terá luz e sombra no seu projeto.

Me responda: Você já entrou em uma casa ou já morou em uma que claramente você não se sentia confortável dentro dela? Já entrou em uma casa e disse nossa de energia pesada?
Provavelmente não foi feito um bom levantamento de necessidades e preferencias do morador. Como falei ela transmite muito mais que uma bela decoração, transmite a personalidade de seus habitantes, em muitos casos até seu estado de espírito, ao menos é o que deveria transmitir.

A forma como é desenvolvido o projeto claramente influencia no seu desenvolvimento cognitivo e obviamente em seu comportamento, existe cores, padrões e formas que vão além do que se pode imaginar.

Um exemplo claro é:
Sede do GOOGLE: As cores, padrões e formas foram projetadas para sinapses criativas. Onde as cores te deixam em alerta, existe conforto e possibilidades de descanso espalhado por todo o projeto, porém, observe que com as cores vibrantes o cérebro não para de receber estímulos e com isso o descanso é na verdade uma pausa criativa.

Desejo que você olhe algumas imagens de duas diferentes sedes do GOOGLE e analise como seus sentidos se comportam.

Estes projetos foram executados de forma extraordinária e desenvolvido com bastante estudo para entender como o cérebro humano reage às informações expostas, é um projeto que deu certo, pois vemos os resultados da empresa diariamente. Para cada pessoa, casa, escritório, corporação, entre outros, existe um objetivo especifico seja relaxar, ser produtivo ou concentração, é preciso entender para qual finalidade o projeto está sendo desenvolvido.

Por isso é necessário um estudo para analisar:
Personalidade, Percepção, Estilo de vida, Idade, Interesses, Finalidade.

Tenho me empenhado em compreender o comportamento humano, seus estilos de vida e como o projeto de design de interiores influencia na vida cotidiana, na casa e no convívio entre os indivíduos. Minha meta é além de um bom design, desenvolver um relacionamento prazeroso entre você e sua casa, sendo compreendido o fluxo e funcionamento do seu lar.

Vai algumas imagens para inspiração.

Fonte de pesquisa e de imagens.

www.artmaison.com.br/
www.vivadecora.com.br
www.criatives.com.br
www.sbcoaching.com.br/blog/cognitivo/
estadodeminas.lugarcerto.com.br
br.pinterest.com/pin/192247477831085311/
www.historiasdecasa.com.br/
www.simplichique.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

Stand-up Pokas do comediante brasileiro Thiago Ventura é lançado em plataforma de streaming

Por Marcus Vinicius Peralva Santos Bem vindos meus nobres leitores da coluna de Artes e Literatura! Após uma breve pausa, eis que voltamos com a nossa...

O retorno da Banda Papaleguas – da Papa

Por Gilberto Romano Nascida de um dos blocos tradicionais da folia momesca de Salvador, Bloco Papaléguas, a Banda Papaléguas anuncia seu retorno sob o comando...

Jammil sem Levi Lima

Por Gilberto Romano Na noite do domingo,5, o cantor e compositor Levi Lima anunciou a sua saída do grupo Jammil e uma Noites após 9...

Na sua vida, você escolheu ser âncora ouser raíz?

Por Auxiliadora Paiva “ A VIDA É DESPROVIDA DE SENTIDO. VOCÊ DÁ SENTIDO A ELA. O SENTIDO DA VIDA É AQUILO QUE VOCÊ ATRIBUI A...