quarta-feira, julho 8, 2020
Home Destaques Como ter um São João Alto Astral em tempos de pandemia?

Como ter um São João Alto Astral em tempos de pandemia?

Por Auxiliadora Paiva

“O balão vai subindo, vem caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa…” “ Chegou a hora da fogueira, é noite de São João…” “ Com afilha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar”. Ao ouvir esses versos, que traduzem a sonoridade junina, desperta em todos nós o sentimento de aproximação, de uma das maiores festas populares do nosso país. É o SÃO JOÃO que chegou, trazendo com ele fartura de iguarias, queima de fogos, dança das quadrilhas, muita cor e muita alegria.
O SÃO JOÃO é comemorado no dia 24 de junho e cada região apresenta a sua individualidade através da estrutura da regionalização. Mesmo apresentando diferenciações entre si, o que todas as regiões tem em comum é a grande alegria que reina entre as pessoas. Por essa razão, SÃO JOÃO é considerado como o “SANTO FESTEIRO”. Como é inverno no Hemisfério Sul, a noite de SÃO JOÃO, aquece as almas e os corações das pessoas.

Esse ano, teremos um SÃO JOÃO, diferente, inusitado. Não teremos as praças repletas de pessoas dançando forró, arrodeadas pelas barraquinhas das iguarias, não teremos o tão esperado “Arraiá”, onde as quadrilhas se apresentariam, com as suas coreografias e suas cores punjantes. Estamos em tempos de Pandemia e de Isolamento Social. Como trazer a alegria joanina, para um universo, tão preocupante e assustador? Será que não iremos comemorar o SÃO JOÃO? Será que o brilho dessa noite , será ofuscado por um pequeno e devastador CORONAVÍRUS?
Como todo bom brasileiro e em especial, todos os nordestinos, somos um povo que sempre está driblando as adversidades e reinventando novas formas de sobrevivência. E será nessa estrutura diferenciada e altamente digitalizada, que iremos festejar em ALTO ASTRAL, o SÃO JOÃO 2020. Esse ano os festejos juninos terão uma versão inédita, a versão online. E uma das novidades em razão do Coronavírus, está sendo o SÃO JOÃO SOLIDÁRIO. Nele os artistas tradicionais estarão realizando as famosas lives. Elas surgiram como uma alternativa inovadora, levando música e a alegria para os lares, nesse momento tão difícil para todos.
Nada de tristeza, nada de lamentações, vamos reunir a família e fazer o nosso “Arraiá”, na sala de estar da nossa casa. Vamos criar uma atmosfera junina, de alegria e união. Arrume a casa adequadamente, ponha as bandeirolas, os balões no teto e nas paredes. Prepare a canjica, o bolo de aipim, de carimã e de milho.
Ponha o amendoim para cozinhar e o milho verde também. Sirva aos convidados virtuais, um licor de Jenipapo e um quentão. Mas apesar da mesa posta e com todas essas iguarias, uma coisa está faltando. Uma peça fundamental para o SÃO JOÃO, pois ela aquece os corpos e os corações, a FOGUEIRA. Ela é um símbolo da religiosidade entre nós, durante as comemorações. Como não poderemos acender, vale a pena apostar na sua queima virtual. Contanto que ela não perca a sua essência habitual. Mas com a Pandemia, ela está sendo convidada a não comparecer nas festividades, por conta da fumaça gerada pela queima das madeiras utilizadas.
Pois é minha gente, muitos estão se perguntando, como será o nosso SÃO JOÃO? Como festejar sem ter que entrar na depressão e na tristeza?. Esse será o nosso desafio: trazer o brilho para os festejos juninos virtual, será para nós uma grande oportunidade de dar um drible na Pandemia e no Isolamento Social. Será a superação de uma condição energética, bastante incomum em nossa vida. Traga a alegria do SÃO JOÃO, para a sua vida. Aqueça o seu coração, na fogueira do amor. Dance o forró virtual, pensando no grupo de amigos que está distante e ao mesmo tempo perto. Acenda os fogos virtuais e deixe que as estrelinhas e as chuvinhas de prata, brilhem na escuridão da noite Joanina.
Enfim, diga para você mesmo, esse ano será assim: eu aqui, você aí e nós juntinhos vibrando na mesma alegria e na mesma intensidade. Diga: FELIZ SÃO JOÃO, CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA. SOBE MEU BALÃO.
Namastê.

Texto autoral da colunista Auxiliadora Paiva
Imagens: www.pinterest.com.br
www.dicasmiudas.com.br

Obs. A segunda imagem deve ser colocada antes do parágrafo segundo, na pág.02. * Pois é minha gente….

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

Stand-up Pokas do comediante brasileiro Thiago Ventura é lançado em plataforma de streaming

Por Marcus Vinicius Peralva Santos Bem vindos meus nobres leitores da coluna de Artes e Literatura! Após uma breve pausa, eis que voltamos com a nossa...

O retorno da Banda Papaleguas – da Papa

Por Gilberto Romano Nascida de um dos blocos tradicionais da folia momesca de Salvador, Bloco Papaléguas, a Banda Papaléguas anuncia seu retorno sob o comando...

Jammil sem Levi Lima

Por Gilberto Romano Na noite do domingo,5, o cantor e compositor Levi Lima anunciou a sua saída do grupo Jammil e uma Noites após 9...

Na sua vida, você escolheu ser âncora ouser raíz?

Por Auxiliadora Paiva “ A VIDA É DESPROVIDA DE SENTIDO. VOCÊ DÁ SENTIDO A ELA. O SENTIDO DA VIDA É AQUILO QUE VOCÊ ATRIBUI A...