sexta-feira, março 29, 2024

Por Alaécio Nascimento

 

Hoje é dia de Black Friday
É hora de aproveitar as ofertas e comprar com aquele desconto que só a Black pode oferecer. Certamente, você já deve ter ouvido essa frase por diversas vezes e ter encontrado depoimentos de pessoas que aproveitaram o “mega descontão” para adquirir aquele produto/serviço. Você também pode estar na expectativa dos preços caírem absurdamente para sair comprando até o que não precisa.
Não quero tornar esse artigo chato e desmotivador, ou em outras palavras, ser destruidor de sonhos. A minha intenção é mostrar a você, caro consumidor, sobre as armadilhas e pegadinhas escondidas por trás destas ofertas.
Primeira dica: você já fez aquela perguntinha básica antes de querer circular por diversas lojas e sair comprando? Será que eu realmente necessito daquele produto? Quais serão as minhas expectativas que ele atenderá? Dica infalível: Não compre por impulso ou por status, compre apenas o que atenderá as suas necessidades. Regra básica: Menos é mais!
Segunda dica: Você já pesquisou bastante sobre o preço do produto em outros períodos do ano? Analise e pesquise bastante. Segundo informações do Órgão de Defesa do Consumidor, apenas 59% das ofertas divulgadas na Black Friday 2018 eram verdadeiras.
Então, assim como para os demais casos, vale a dica de ouro: Pesquise, analise, pechinche, verifique as condições e prazos de entrega. Vale contar que nos casos de compras virtuais, calcular o valor do frete é fundamental para a aquisição de qualquer produto. Seja prudente! Não caia na “Black Fraude”.
Terceira dica: Cuidado com as pegadinhas!
Resista as ofertas das compras a prazo, crediário e do cartão de crédito. É comum, neste período, algumas empresas oferecerem parcelamento em 10x sem juros. Aumento do limite do cartão de crédito, produtos com pequenas avarias, mas que impactam diretamente no uso, além dos seguros que são ofertados pelo mercado varejista.

Quarta e última dica: Vai comprar no mercado virtual? Pesquise sobre a loja e o produto. Veja a reputação, recomendação e comentários dos outros clientes. Não caia no golpe! Verifique o CNPJ, verifique se a empresa não está inserida na “lista negra” do Procon. Vai comprar em loja física? Avalie o produto e a oferta, pesquise nas lojas concorrentes. É a vista ou a prazo? Se for a vista, vale descolar um desconto além do valor ofertado. Se for a prazo, negocie a forma de pagamento e evite o golpe dos parcelamentos em 10x sem juros. Não crie dividas para o ano inteiro. A recomendação para 2019 é comprar tudo a vista.

Seja qual for a situação, não pague pela metade do dobro! Seja frio, analise as ofertas antes de comprar. Como diz uma expressão popular aqui na Bahia, “dinheiro não leva desaforo”. Todo cuidado é pouco! Espero ter atingido as suas expectativas com esse artigo. Gostou? Envia um e-mail para [email protected] contando a sua experiência na Black Friday 2019.

Fonte da Imagem: Uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Para uma boa Páscoa

Por Angelica Schianta  Uma das mais importantes, se não a mais importante celebração para os cristãos, é a Páscoa. Ela representa a ressurreição de Jesus...

Oração à Semana Santa

Por Cigana Érica Dias Sensitiva  Pedimos ,a Deus nesse momento de luz, de paz de amor de União, que nos conceda muita luz saúde sabedoria. Que...

A Paixão de Cristo foi numa sexta-feira

Por Dôra Paiva SEXTA FEIRA DA PAIXÃO, é um dia voltado para uma grande reflexão, para todos nós. A palavra PAIXÃO, tem o significado de...

Recital Performático no Teatro

Por Redação  Nesta quinta-feira (28), às 19h, o grupo poético "Nós Por Acaso" realiza mais uma edição do recital performático “Sonora Poesia & Outros Baratos”,...