quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques A Síndrome do Pensamento Acelerado

A Síndrome do Pensamento Acelerado

Por Auxiliadora Paiva

A Síndrome do Pensamento Acelerado, também conhecida como S.P.A., foi descoberta pelo psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, autor da teoria da Inteligência Multifocal. Após longos anos de intensa pesquisa, ele escreveu um livro, que é considerado como best seler perante a comunidade que opera na área da Psicopedagogia. Esse livro é intitulado “A Síndrome do Pensamento Acelerado”. E o que vem a ser essa Síndrome? Quais as suas repercussões nas pessoas? Como detectar? Como tratar?
A Sindrome do Pensamento Acelerado, é uma alteração em que a mente fica completamente cheia, repleta de pensamentos, durante o tempo em que se está acordado. Ela é produzida por uma avalanche de pensamentos que são gerados em uma velocidade tão intensa, que provoca nas pessoas uma série de sintomas, que se reproduzem no organismo. Entre esses sintomas estão: a excessiva ansiedade, a flutuação emocional, a irritabilidade e inquietação, esquecimento, fadiga e cansaço. Além de dores de cabeça, queda de cabelos e os sintomas gástrico intestinal.
Essa Síndrome atinge aproximadamente 80% das pessoas, sem distinção de idade, profissão, atividade intelectual e etc. Todas as pessoas que utilizam o intelecto com mais intensidade, podem ser atingidas por ela. Por ser um conceito relativamente novo, que ainda está em pesquisas cada vez mais precisas, é que faz a SPA, ser confundida com o DÉFICIT DE ATENÇÃO e com a HIPERATIVIDADE, pois elas apresentam sintomatologias similares.
A similaridade entre a SPA e a HIPERATIVIDADE e o DÉFICIT DE ATENÇÃO, requer do profissional habilitado, um olhar mais apurado e especial para a detecção e em consequência o tratamento. As causas são diferentes, porém os sintomas são parecidos, principalmente nos jovens. Onde a SPA se diferencia da HIPERATIVIDADE? Essa tem causas genéticas e ambientais, enquanto que a Síndrome está atrelada a dificuldade de gerenciar os pensamentos.
Como vivemos em uma sociedade moderna e altamente tecnológica, somos diariamente bombardeados por um volume imenso de informações trazidas pela estrutura midiática. A todos os instantes somos submetidos a desenvolver várias tarefas simultaneamente. Isso estressa e desgasta o cérebro, bloqueando o mesmo para desenvolver as suas atividades normalmente. Por conta dessas atividades excessivas, o indivíduo perde a paciência, a resiliência, a tolerância e até a sua criatividade. Esse cansaço da mente, vai aos poucos se tornando físico, pois a hiperatividade do cérebro, retira a energia vital, que deveria ser utilizada para melhoramento dos órgãos e músculos.
Hoje possuímos um grande aliado para a instalação e desenvolvimento da SPA, essa grande aliança é realizada com a INTERNET. A grande rede que atravessa fronteiras, que encurta o lapso temporal e envolve a todos de uma forma viciante e avassaladora. Ficar conectado em rede desenfreadamente, pode sobrecarregar a estrutura mental, provocando a ansiedade, a inquietação, a irritabilidade e insônia entre as pessoas. Esse comportamento que já faz parte do cotidiano de milhares de indivíduos, vem consequentemente afastando as pessoas do convívio pessoal e também interpessoal, dificultando assim os relacionamentos. A geração digitalizada, também conhecida como geração Y, vem aos poucos se esquecendo da interação entre as pessoas. Vem se esquecendo de olhar no olho do outro; vem abolindo o aperto de mão, repelindo o tapinha nas costas; esquiva-se de beijar o rosto do outro e também se esquece do afeto carinhoso de um abraço fraterno. Tudo isso hoje para alguns integrantes, são condutas e comportamentos retrógrados, antiquados e fora da mídia. Aos poucos eles vão perdendo essa aura de cumplicidade e integração pessoa a pessoa.
O diagnóstico dessa Síndrome é realizado pelos psicólogos ou psicanalistas, baseando-se nos relatos pessoais e nos sintomas detectados. A esses profissionais é dada a responsabilidade de fazer o controle do avanço da SPA. Como evitar? Primeiramente, é preciso evitar as longas jornadas de trabalho, ou seja, realizar tarefas apenas no horário laboral. Hoje essa condição é praticamente inviável, pois o indivíduo para aumentar um pouco a sua renda, necessita realizar trabalhos em diversos outros horários.
Tirar férias é outra boa dica, pois é preciso se desligar das atividades cotidianas, sejam elas de trabalho ou de estudos. Hoje em razão da situação financeira de muitos, o período de concessão das férias, passou a ser um elemento de aumento considerável da renda, pois as pessoas vendem para as instituições esse evento. Com essa pratica, há um aumento do nível de estresse e como consequência acelera a instalação da SPA. Outra recomendação é a prática diária de exercícios, principalmente as caminhadas no início do dia e ao entardecer. Também buscar uma alimentação mais saudável, a base de frutas, legumes e alimentos a base de Ômega 3. Esses alimentos colaboram com o fortalecimento da energia vital. Outra recomendação é procurar reservar um tempo para o lazer e aprender a administrar o tempo diário.
Evite a SPA, dando uma melhor qualidade de vida, para si e para todos. Namastê.

Fonte de pesquisa: www.escoladainteligencia.com.br
www.tuasaude.com
Imagem: www.pensamentoliquido.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...