terça-feira, abril 23, 2024
Home Arte e Literatura Álcool 46%, 60%, 70%, 80%, 90% ou puro? Qual ou quais...

Álcool 46%, 60%, 70%, 80%, 90% ou puro? Qual ou quais tipos de álcoois devo utilizar na limpeza pessoal e de objetos e superfícies durante a pandemia de COVID-19?

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

Prezados leitores,
sejam todos muito bem vindos a mais uma coluna de “Artes e Literatura” do nosso PORTAL SOM DE PAPO! E para hoje continuamos a nossa maratona de matérias a fim de te informar melhor sobre o COVID-19 (Coronavírus) e iremos falar sobre aquele produto que se tornou a grande peça de ouro das mercearias, mercados e inclusive vendedores ambulantes, o famoso álcool.
No mercado ele sempre existiu e normalmente, poucas eram as pessoas que prestavam a atenção na concentração de álcool presente na embalagem, sendo os elementos que mais chamavam a atenção o nome “álcool” na embalagem e o seu valor, sendo sua concentração um elemento que só agora, diante da pandemia passou a ser um aspecto a mais a observarmos ao realizarmos a sua compra.
A oferta de álcool nos estabelecimentos de venda é grande, existindo aqueles de concentração baixa, a exemplo do álcool 45%, de concentração mediana (álcool 60% e 70%) e alta (álcool 90% ou puro), mas conforme já foi altamente divulgado na mídia, já sabemos que o ideal é utilizarmos o álcool 70% e caso não consiga encontrar ele, utilize então o de 60%, mas ai vem a grande dúvida…porque os outros tipos de álcool, como os de 45%, 90% e o puro não são recomendados na prevenção ao COVID-19?
A explicação é bem simples. Tendo como ponto de partida o álcool 45%, esta nomenclatura normalmente vem na embalagem como 46 INPM, onde o número 46 se refere a quantidade a álcool na solução, sendo portanto 46% de álcool puro mais 54% de água, e a sigla INPM se refere ao Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Como a proporção já nos mostra, a quantidade de álcool é muito menor do que a de água, de modo que dizemos que a solução encontra-se bastante diluída, não sendo eficiente para afetar a capa que protege o vírus do COVID-19.
Por outro lado… temos que soluções como o álcool 90% ou o puro (também chamado de álcool absoluto) apresentam uma concentração extremamente alta da solução, o que pode nos levar a falsa impressão que ele vai ser mais eficiente do que o álcool 45%, mas ai que vem o erro… o álcool volatiza-se (passa para o estado gasoso) muito rapidamente quando encontra-se em proporções elevadas, daí o ponto fraco da sua alta concentração. Uma vez exposto a atmosfera ele sai do estado líquido para o gasoso muito rapidamente, não tendo tempo suficiente para agir de forma eficaz contra o COVID-19.
Portanto… para a sua própria higienização das mãos e ou de superfícies e/ou objetos dê sempre preferência por utilizar o álcool 60%, 70% ou 80% no máximo. E atenção…. não tente criar seu próprio álcool criando misturas do mesmo, pois você pode acabar inutilizando o mesmo.
Em meus canais no Youtube, Facebook, Instagram e Twitter vocês poderão encontrar vídeos sobre o tema, o qual lanço sempre as sextas. O vídeo sobre limpeza de superfícies usando água e sabão e o álcool 70% se encontram lá em meu canal no Youtube “oprofessormarcusperalva” para visualização.
Uma boa semana para todos e até a nossa próxima matéria aqui no PORTAL SOM DE PAPO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...

Diferenças entre Auxiliar Administrativo e Financeiro

Por: Andréa Alvarenga Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora Muitos não conhecem os diferentes setores e funções administrativas de uma empresa, que podem ser muito abrangentes. No...

Dependência Emocional: como combater?

Por Dôra Paiva A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, é caracterizada por conta do apego em excesso, de alguém para com uma outra pessoa. Essa DEPENDÊNCIA pode ser...

Joacles Costa: nova referência na literatura infantil

Por Redação  Dia 18 de abril, celebrou-se o Dia do Livro Infantil, uma data que homenageia um dos gêneros literários mais preciosos e fundamentais para...