quarta-feira, abril 24, 2024
Home Destaques Carnaval de Salvador: ritmos e manifestações culturais

Carnaval de Salvador: ritmos e manifestações culturais

Por Luciana Brianti*

O Carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta, atrai milhares de turistas do mundo inteiro para experimentar seis dias de muita magia. É uma verdadeira manifestação popular e cultural que reúne uma pluralidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais.
Neste clima, grupos de amigos se reúnem antes mesmo do calendário oficial para celebrar a alegria, a exemplo dos “Palhaços do Rio Vermelho” que marcam presença nas festividades há 10 anos no bairro mais boêmio da nossa cidade. Outro movimento cultural mais recente, genuinamente feminino e de percussão, “O Pulso e a Pele”, as aprendizes de pandeiro como gostam de ser reconhecidas, dedicam um tempo de sua jornada diária à felicidade, tocando samba, reggae, bolero, maracatu, xote.
No período da folia, algumas atrações resgatam os carnavais de época em uma releitura acústica, com bandas de sopro, percussão e batucada. Um desfile que acontece no chão, sem veículos de som e sem cordas. Outras atraem a multidão por levarem para a rua, orquestras, manifestações culturais, mine trios e grupos de percussão.


Num ritmo não menos animado, os sons das fanfarras, blocos, orquestras, marchinhas invadem as estreitas ruas do centro histórico da cidade, ao ritmo do reggae, afoxé, MPB, pop e axé, atraindo foliões de todas as idades que preferem fugir da agitação da música eletrônica.
Centenas de entidades reunidas em categorias – afoxés, afros, alternativos, samba, blocos de trio, de índios, infantis, percussão, sopro e travestidos – invadem os espaços da folia momesca manifestando a cultura através da dança, das vestimentas, da música e os diversos ritmos.
O afoxé é um típico folguedo da Bahia. Dança-cortejo ligada ao candomblé. Resgata os principais aspectos rítmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana. O famoso afoxé dos Filhos de Gandhi se destaca pelo tapete branco que toma a avenida com sua mensagem de paz.
Os blocos afros resgatam nas vestimentas, instrumentos musicais e sonoridade os principais aspectos da herança cultural africana. A exemplo do Ilê Aiyê, um dos blocos afros mais populares de Salvador.
O axé music, gênero musical que nasceu da união entre o afoxé, maracatu, forró e frevo, é um ritmo dos mais populares, tipicamente baiano, conquista turistas de todo o mundo. Luiz Caldas, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte marcaram este gênero.
Um outro ritmo que embala Salvador é o samba-reggae do grupo Olodum, que através do conhecimento e da música, fortalece a tradição afro-brasileira com a sua arte.


Já os trios elétricos, com a sua sonorização, animam e arrastam uma multidão pelas ruas de Salvador com a participação de músicos do tradicional axé, assim como do pagode, do funk, do arrocha e do sertanejo.
Seja afro, samba-reggae, axé, fanfarra, trio, funk … Carnaval é compartilhar emoções, vivências e diversões. Curta a liberdade de sair para brincar como desejar. Como disse Castro Alves “a praça é do povo”!
Aproveite com alegria o “Carnaval dos Carnavais”!

* Luciana Xavier de Brito Brianti é Turismóloga e Administradora. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social.

Fontes de pesquisa:
https://epoca.globo.com/Especial-Publicitario/Prefeitura-de-Salvador/noticia/2018/01/carnaval-de-salvador-maior-celebracao-popular-do-planeta.html

Programação Circuito Batatinha 2020 – Pelourinho


https://www.suapesquisa.com/carnaval/carnaval_salvador.htm
https://www.visitbrasil.com/pt/blog/as-batidas-que-pulsam-o-coracao-de-salvador.html

Fonte: https://www.touron.com.br/blog/carnaval-de-salvador-como-curtir-a-maior-festa-popular-do-planeta/

Fonte: https://pt.globalvoices.org/2013/02/08/brasil-em-ritmo-de-carnaval-soam-os-tambores-afro-em-salvador/

Fonte: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303272-d4554355-i71839457-Carnaval_en_Salvador_de_Bahia-Salvador_State_of_Bahia.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...

Diferenças entre Auxiliar Administrativo e Financeiro

Por: Andréa Alvarenga Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora Muitos não conhecem os diferentes setores e funções administrativas de uma empresa, que podem ser muito abrangentes. No...

Dependência Emocional: como combater?

Por Dôra Paiva A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, é caracterizada por conta do apego em excesso, de alguém para com uma outra pessoa. Essa DEPENDÊNCIA pode ser...