quinta-feira, abril 18, 2024
Home Destaques Detox da Alma na Chapada

Detox da Alma na Chapada

Por Vanessa Santana

Já pensou em viajar motivado por se conhecer melhor? Essa é nossa sugestão de motivação para sua próxima viagem, então, que tal realizar um detox na sua alma? Isso, para eliminar as toxinas de sua mente, ou seja, reeditar suas memórias através de atitudes simples como: Evitar notícias sensacionalistas, evitar ficar reclamando das coisas o tempo todo, fugir do convívio com pessoas pessimistas e críticas em demasia e aprender a lidar com sentimentos de ansiedade, mágoa e rancor para tornar sua vida e rotina mais saudável psiquicamente.

Pois frequentemente, vivemos no automático, cercados de uma rotina interminável de trabalho constante, onde só descansamos no momento que dormimos e por isso mesmo, que a ansiedade e inquietude nos afligem e despertam em nós o desejo de parar tudo e refletir sobre o sentido da nossa vida, nossas limitações e perspectivas, de presente e futuro. É preciso limpar nosso “lixo mental” e um local ideal para essa imersão em nós mesmos é a Chapada Diamantina, já que a proposta é se desconectar do mundo! Um local recheado de alma, onde existe o respeito à diversidade cultural e biodiversidade em todas as suas formas.

Assim, vamos iniciar nosso roteiro na Chapada, pelo Vale do Capão, pequeno Vilarejo pertencente à cidade de Palmeiras. Um lugar raro, que parou no tempo e conserva a vida simples, onde tanto nativos como moradores de diversas nacionalidades vivem em harmonia, de forma sossegada, completamente desapegada do consumismo desenfreado dos grandes centros urbanos. Um local que lhe conecta com a natureza e recursos essenciais a sua sobrevivência.

Já que no Vale você pode ser você! Você vai descobrir que pode olhar para si, gostar de si, vai poder andar descalço pelas ruas, usar roupas leves e confortáveis o tempo todo, andar tranquilo pela vila, sem medo de assaltos, cuidar do seu próprio lixo, praticar yoga para alinhar corpo e mente, além de poder participar de rodas de cura, retiros espirituais, assistir espetáculos circenses, festivais de música e cultivar alimentação orgânica para melhorar sua qualidade de vida.

E além de tudo, caminhar, respirar ar puro, realizar trilhas e conhecer lugares fantásticos e reenergizantes como a Cachoeira da Fumaça, caracterizada por 400 metros de quedas d’água, e 12 km de trilha de ida e volta, a qual é iniciada por um trecho de subida bem pesado e depois por um trajeto mais plano quando o passeio é feito por cima da cachoeira, a qual proporciona uma vista impagável e que vale todo o esforço. Já quando o passeio é realizado por baixo, a trilha demanda cerca de três dias, num trajeto que envolve outras cachoeiras como a cachoeira da Capivara e do Palmital em um lugar verdadeiramente mágico de natureza preservada.

Já o Morro do Pai Inácio, outro lugar que vale muito a pena conhecer! Você leva cerca de 20 minutos para subir e lá do alto você tem uma vista panorâmica de 360° da incrível paisagem composta de rochas, morros, vegetação e um pôr do sol incrível. Momento em que você ao contemplar o belo, pode sentir o vento forte do alto do morro tocar seu corpo, olhar toda a imensidão ali presente e sentir-se minúsculo diante da criação, além de encantar-se com cada detalhe que sua visão pode alcançar. Além de tudo você pode aproveitar o momento para refletir sobre você e sua vida.

Outro local muito gostoso é a Fazenda Pratinha, uma propriedade privada, em que você paga uma taxa para entrada e tem oportunidade de conhecer a gruta da Pratinha e a gruta Azul, tomar um maravilhoso banho numa água geladinha, fazer stand up, andar de pedalinho, saltar de tirolesa em lugar maravilhoso para curtir o dia e tirar altas fotos.

Então amigos, invistam nesse detox na Chapada, a sua vida e alma agradecem! E aproveitem para colocar em prática as 10 leis para mobilzar sua felicidade, recomendadas pelo Dr. Augusto Cury, são elas: Contemplar o belo justamente no que se refere a valorizar pequenas coisas do dia à dia, ter um sono reparador para renovação da sua energia física e psíquica, fazer coisas fora da sua agenda para quebrar a rotina, realizar exercícios físicos periódicos e manter alimentação saudável, gerenciar suas emoções e pensamentos para não ficar refém de memórias ruins. Além de proteger o solo da memória e resignificar conceitos doentios, faz-se necessário trabalhar perdas e frustações e por fim ser protagonista de sua própria história. São exercícios que colocados em prática te proporcionarão autoconhecimento e bem estar diários.

Fonte: https://felicisses.wordpress.com/2017/02/26/resenha-do-livro-dez-leis-para-ser-feliz-de-augusto-cury/

Fontes das imagens:

www.guia.melhoresdestinos.com.br

blogmaladeviagem.com.br

capermundi.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...

Zé Honório comanda Micareta de Feira no sábado

Por Redação  Neste final de semana acontece uma das tradicionais micaretas do Brasil, a de Feira de Santana. O Carnaval da "Princesinha do Sertão" promete...

Cidade de Deus: vamos recordar?

Por Teo Gelson  Lá se vão 20 anos desde que "Cidade de Deus" foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção...

Aonde seu time joga no Brasileirão 2024 neste meio de semana?

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana começou a segunda rodada do campeonato de futebol mais disputado do mundo, nessa terça dia 16/04 tivemos Bahia...