sexta-feira, março 29, 2024
Home Destaques Dia 2 de fevereiro, dia de festa no mar

Dia 2 de fevereiro, dia de festa no mar

Por Auxiliadora Paiva

O título da nossa matéria de hoje, é inspirado na canção do imortal Dorival Caymmi e eternizada na voz deslumbrante de Maria Bethânia. Como estamos na Bahia, mais precisamente em Salvador, apesar do cantor Gerônimo afirmar que “nessa cidade todo mundo é D’Oxum”, o dia 02 de fevereiro, é muito comemorado pelos baianos e em especial pelos soteropolitanos. Independente de credo religioso ou de preferência cultural, essa data já está incorporada ao calendário de festas populares do nosso Estado. Inúmeras comemorações são realizadas neste dia. Comemorações que se iniciam com uma alvorada de fogos, realizada pelos pescadores, que fazem parte da Colônia de Pesca Z1, localizada no bairro do Rio Vermelho, que é considerado o bairro mais boêmio de Salvador.
Não iremos aqui, levantar bandeira religiosa sobre essa festa, isto por que estrapola o real objetivo da coluna Positividade. Essa coluna, tem como meta primordial trabalhar com a energia que reina em torno dos diversos acontecimentos, sejam eles pessoais ou comunitários. Qual é a estrutura energética do dia 02 de fevereiro? Que configurações observamos nesta data? Qual a simbologia existente nessa comemoração?
O dia 02 de fevereiro, é o dia onde se reverencia Yemanjá, considerada como a Rainha do Mar. Muito festejada pelo povo brasileiro, essa entidade está muito ligada a Fecundidade e ao mistério da Geração. É nesse dia que milhares de pessoas, sejam elas praticantes ou não das religiões de matriz africana, costumam jogar ao mar as suas oferendas, os seus presentes acompanhados com os inúmeros pedidos. A fé e a crença de cada um, não pode ser questionada, nem discriminada, afinal vivemos no Brasil, um país laico, onde a prática dos cultos religiosos é livre para todos os cidadãos.
Ao se deslocarem para as praias, na tarefa de presentear a “Rainha do Mar”, se faz necessário que tenhamos esclarecimentos a cerca de alguns pontos fundamentais, a que passaremos expor. A fé é um sentimento que não podemos dimensionar, pois ela varia de pessoa a pessoa. Uns a possuem de forma cega e fanatica, enquanto outros tem a fé raciocinada. Antes de oferendar nas águas sagradas, as pessoas precisam muito trabalhar a sua estrutura energética, a sua mudança de padrões comportamentais. Essa transformação que é pessoal e intransferível, requer um trabalho muito eficaz na dedicação e na responsabilidade para todos.
As pessoas se preocupam em vestir roupas brancas ou azuis, levam flores de diversas cores ( predominando as brancas ou azuis), que nesses dias dos festejos, os preços alcançam a Estratosfera, de tão caras que ficam. Os devotos ao jogarem as suas flores ao mar, pedem um emprego melhor, pedem um novo amor, solicitam mais dinheiro para saldarem as suas dividas. Porém esquecem de pedir uma melhorada das suas atitudes em relação aos outros. Derramam frascos e mais frascos de Seiva de Alfazema, perfumando as águas do mar. Mas se esquecem de perfumar a sua vida e a vida das outras pessoas. Ainda não ficam atentas pela agressão ao Meio Ambiente, em função do vidro que leva milhares de anos para serem destruídos.
Jogam cestas, balaios, redes e outros artefatos que podem prejudicar uma embarcação ou serem ingeridos pelos animais marítimos. Há uma grande preocupação entre os ambientalistas, com a poluição do mar após eventos desse quilate. Existe também uma grande preocupação, entre as pessoas quanto ao tipo de flor que irá depositar no mar. Alguns pagam muito caro por uma rosa, quando um simples mal -me -quer, ofertado de coração puro e desinteressado, será muito bem aceito.
Independente de ser adepto ou não das práticas de matriz africana, existe uma terapia bastante eficaz, que é bastante recomendada por nós, que somos Terapeutas Holísticos. É a denominada Terapêutica Marinha, muito utilizada na Índia, no Japão, na Itália, na França entre outros paises. No Brasil, essa prática começa a despontar entre os profissionais da área de saúde. Ela consiste em diferentes procedimentos relacionados ao ambiente marítimo. E como vivemos em um país de grande extensão litorânea, essa prática começa a se expandir. Inclusive aqui em Salvador, duas instituições que trabalham com pessoas especiais e com portadores de algum tipo de limitação motora, a exemplo da APAE e do Instituto Pestalozzi. É o projeto “ Para Praia”.
Quão revigorante é caminhar na areia da praia, descalço, sentindo a energia telúrica, principalmente nos horários ao amanhecer e no entardecer. Esse procedimento renova as energias, equilibra a nossa mente, amplia a nossa capacidade de raciocínio. Melhora a atividade respiratória e a frequência cardiopulmonar.
Se estamos estressados, um banho de mar, respeitando-se as correntes marinhas, é deverasmente energizante, pois a química da água do mar, alivia as tensões musculares, provocando uma sensação de leveza e conforto. Como é gratificante sentarmos de frente para o mar e apreciarmos um por do sol. Neste momento sentimos a perfeição do Grande Arquiteto do Universo. Ampliamos a nossa capacidade de compreensão da vida, e das coisas que acontecem em torno de nós. Reverenciamos a mãe Natureza em toda a sua plenitude.
Pois é, o dia 02 de fevereiro é muito mais que o dia de presentear a Rainha do Mar. Ele é também um dia para repensar a nossa vida e retomar a construção de uma nova era. Se essa repaginação tem o nome de Yemanjá (para alguns), que seja bem-vinda. Se tem outra denominação ( seja lá qual for), que também seja bem-vinda. Mas ela será bem-vinda se for verdadeira e sincera. Se for construtiva e solidária. Se for caridosa e justa. Se for amorosa e dedicada.
Salve 02 de fevereiro. Salve as ondas do mar. Salve as aguas sagradas. Salve o fundo do mar. “Dia 02 de fevereiro, dia de festa no mar…”. Namastê.

Texto autoral da colunista. Fonte da imagem:www.elcabong.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Recital Performático no Teatro

Por Redação  Nesta quinta-feira (28), às 19h, o grupo poético "Nós Por Acaso" realiza mais uma edição do recital performático “Sonora Poesia & Outros Baratos”,...

Renato Russo: eterno poeta da MPB

Por Teo Gelson    Renato Russo  Nasceu no Rio de Janeiro e viveu durante 3 anos em Nova York. Um dos maiores poetas da MPB de todos os...

Última Rodada da Fase de Grupos da Copa do Nordeste

Por Fernando Francisco    Neste meio de semana o destaque do futebol brasileiro é a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste com...

Léo Santana com festa lotada no “Léo & Elas” no Mineirão

Por Gilberto Romano  Léo Santana registra no Mineirão o projeto “Léo & Elas” para mais de 40 mil pessoas. A gravação do DVD contou a participação...