Linkedin – a rede social para networking profissional

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

Prezados leitores do Portal Som de Papo,
Sejam todos muito bem-vindos a nossa primeira matéria da coluna de Artes e Literatura do ano de 2019 e já gostaria de expressar aqui um ótimo inicio de ano a todos nós e o muito obrigado por continuarem apreciando o trabalho que desenvolvemos aqui no site.
Como estamos no inicio do ano, decidi focar nossa primeira coluna de 2020 sobre a busca de oportunidades de emprego, já que este é um período recorrente das empresas estarem recrutando novos talentos para o seu casting de colaboradores e para tal optei por falar de uma ferramenta que talvez seja de desconhecimento de vocês, mas que eu recomendo fortemente que vocês tomem conhecimento, e o melhor, se cadastrem nela. Estou me referindo ao LINKEDIN ou, também conhecido na internet como IN.
O LINKEDIN corresponde a uma rede social destinada ao networking entre profissionais de variadas áreas, onde você cadastra suas principais titulações e experiências profissionais e estabelece vinculo com outros profissionais da sua mesma empresa e/ou de outras, desde que estes tenham perfil cadastrado no LINKEDIN, além de poderem se atualizar sobre informações referentes a sua área de formação.
Até este ponto, para algumas pessoas o LINKEDIN pode não parecer assim tão atrativo, pois se assemelha ao Facebook, por exemplo, mas agora cito dois itens bastante atrativos desta rede que são: (1) a disponibilização de vagas de trabalho e (2) a possibilidade de solicitar indicações de “conexões” da sua rede para uma dada vaga.
Entende-se como “conexão” qualquer pessoa que você aceite em sua rede de amigos no LINKEDIN, podendo ser alguém conhecido pessoalmente por você ou não (sim, você pode aceitar ou solicitar ser a conexão de alguém que você só conheça de vista). Portanto, podemos dizer que o maior bem que um usuário possui no Linkedin corresponde a sua rede de conexões (rede de contatos).
Outra coisa importante, que nem deve ser entendida como dica, mas sim, como uma atividade que deve ser incorporada em seu dia-a-dia, é o fato de você buscar trabalhar a sua reputação profissional. Evite discussões sobre temas polêmicos, não poste fotos inapropriadas, tenha atenção as normas da língua portuguesa e mantenha contato ao menos uma vez por mês com suas conexões.
Não se esqueça, o seu perfil no Linkedin serve como um cartão de visita para futuras entrevistas de trabalho! Saiba utilizá-lo e desfrute das oportunidades de networking e de trabalho que irão surgir!
Semana que vem voltamos com mais informações sobre o tema, e uma dica… se vocês querem saber mais sobre o LINKEDIN, o passo a passo sobre como utilizá-lo e maximizar sua utilização, sigam o meu perfil no Instagram @oprofessormarcusperalva pois a partir de fevereiro estarei disponibilizando uma série de vídeos de forma gratuita sobre o assunto para lhe ajudar a dominar este recurso tão importante de networking.
Até semana que vem!

FONTE DA IMAGEM:

Veja Como Expandir sua Rede no LinkedIn de Forma Automática

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*