O papel do homem na desconstrução do machismo

Por Igor Saldanha

Falar sem medo sobre o machismo é o primeiro passo para reprogramar essa cultura cristalizada na sociedade, que reconhecidamente é o pilar do comportamento violento contra a mulher. A agressão física é apenas a mais evidente das violências. Bem menos notórias, mas igualmente nocivas e destruidoras, são as atitudes e comportamentos cotidianos que deixam clara a desigualdade de gênero e o desrespeito em relação às mulheres, justamente por ainda hoje persistir a ideia geral de que existe um sexo com poder sobre o outro. O machismo alimenta a desigualdade e perpetua a violência contra a mulher.
Mas cabe apenas às mulheres desconstruir essa cultura? Se todos nascemos, crescemos e vivemos imersos nela, não seriamos todos responsáveis por acabar com ela? E os homens, de que forma podem contribuir nesse processo?
Escolhi esse tema para as pessoas a refletirem sobre. Mais que isso, que possam apontar caminhos para que esse combate à violência contra a mulher seja cada vez mais um objetivo de toda a sociedade. Os homens precisam ser parte de algo que os envolve e que impacta a vida de todos, inclusive as deles.
A possibilidade de liberdade de mudanças de valores e respeito com as mulheres só́ acontecerá num processo de reflexão dos homens com outros homens. Este é o caminho mais poderoso para mudarmos esse quadro: uma conversa de HOMEM PARA HOMEM, porém é papel de todos refletir sobre as ideias e comportamentos que geram a violência e, a partir daí, se transformar e engajar pelo exemplo. A mudança começa ao falarmos abertamente sobre as violências invisíveis do dia a dia, aquelas que julgam, culpabilizam e diminuem. A quebra do silêncio que perpetua a violência contra a mulher, por meio de um diálogo franco e sem julgamentos, é um passo fundamental para transformar essa realidade inaceitável que buscamos transformar.
E você? O que acha sobre esse assunto?
Deixe seu comentário!
Um grande abraço

IGOR SALDANHA atua como Master Coach Integral Sistêmico, Practitioner em PNL e Hipnoterapeuta Clínico em Salvador na modalidade presencial e em todo território nacional na modalidade on-line.
E-mail: ismarques.coach@gmail.com
Instagram: @igorscoach

Referência: http://institutoavon.org.br/uploads/media/1481746069639-projeto_ia_20x20cm.pdf

Referencia foto: https://insectashoes.com/blogs/blog/beaba-dos-termos-o-que-e-machismo-sexismo-misoginia-e-feminismo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*