sexta-feira, maio 17, 2024
Home Últimas Notícias Operação abadá estará presente em mais uma edição em prol da segurança...

Operação abadá estará presente em mais uma edição em prol da segurança dos foliões

 

Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã de hoje, (25/01), para apresentar os detalhes da 10° edição da operação abadá, uma parceria da polícia militar com o shopping da Bahia e a Central do Carnaval. O objetivo é dar segurança ao folião no momento da retirada da sua fantasia nos postos de entrega, reduzindo assim a possibilidade de roubos e furtos.

A entrega dos abadás será iniciada no dia 5 de fevereiro e vai até o dia 13, último dia de carnaval. O horário para retirada é de 13h às 20h, exceto o Camarote Salvador, que a entrega será no dia 30 de janeiro e os blocos Camaleão e Vumbora, que começará a entrega no dia 7 de fevereiro. O diretor da central do carnaval, Joaquim Nery, estimou que serão entregues cerca de 200 mil abadás nos postos de entrega.  

Cerca de 1.700 policiais militares estarão envolvidos na ação, que vai do dia 05 ao dia 13 de fevereiro. A segurança de outros pontos de entrega e comercialização de abadá também serão reforçadas, como o porto de Salvador, aeroporto e no antigo aeroclube.

Nesse ano, o Shopping da Bahia estará intimamente ligado com a operação, cerca de 600 funcionários estarão trabalhando no atendimento ao público. Além disso, diversos serviços serão prestados para a comodidade do folião, como estande da Bahia Tursa com atendentes bilíngues para informações, colônia de férias para crianças, guia com dicas de moda, customização de abadás, guarda-volumes e muitos outros.

Diferente da militar, a polícia civil vai trabalhar na operação com o policiamento velado, que são policiais não identificados em viaturas não caracterizadas para coibir ações marginais nos postos de entrega. A coordenadora do carnaval de Salvador pela polícia civil, Fernanda Porfírio, disse que terá muito trabalho envolvido em prol da segurança: “Para nós não existe a possibilidade do folião nacional ou estrangeiro chegar aqui e não ser bem vindo”

O Coronel Uzeda, representando a Polícia Milita (PM), disse que a expectativa é que os números das ocorrências continuem baixos, como no ano passado. Ele ainda ressaltou que o folião deve tomar algumas medidas de segurança como não ostentar materiais de valor, não sair dos postos de entregas com sacolas que identifiquem o bloco ou camarote e sempre procurar um policial em qualquer situação suspeita e acionar o 190, número da emergência da PM.  

 

 

Equipe Canal Folia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...

Os Trapalhões: como tudo começou?

Por Teo Gelson  Os trapalhôes A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se...

Peças Teatrais na Semana do Dia Internacional contra a Homofobia

Por Redação    Dia Internacional contra a Homofobia: “Das ‘coisa’ dessa vida…” apresenta vivências de personagem gay do interior nordestino no Teatro Gamboa. O solo “Das ‘coisa’ dessa...

Corpo são, mente sã

Por Dr. Guilherme Britto  A frase "Mens sana in corpore sano" é uma expressão em latim atribuída ao poeta romano Juvenal, originada em sua obra...