segunda-feira, abril 29, 2024
Home Dança e Teatro Um clássico do teatro brasileiro que se mantém atual

Um clássico do teatro brasileiro que se mantém atual

Por Heberti Hipollito

O beijo no Asfalto é um clássico da dramaturgia teatral brasileira, escrita por Nelson Rodrigues e lançada em 1960, já foi montado centenas de vezes e adaptado para o cinema. O texto trata de um tema tão atual que ele não envelhece, homofobia e como ele não atinge apenas LGBTQIA+.
A obra é uma tragédia contemporânea, e cercada por acontecimentos não convencionais, expondo assim, o que frequentemente acontece no Brasil sem que caia nas grandes mídias, a obra foi adaptada para o cinema em 1981 com direção se Bruno Barreto e tendo como ator principal Tarciso Meira.

Resumo
A peça tem como discussão central o beijo em que o personagem Arandir (principal) dá em um homem desconhecido que foi atropelado por um ônibus. Tudo começa na delegacia, quando Amado chega a delegacia e conta ao delegado Cunha que presenciou dois homens de beijando ao ar livre, após um atropelamento. Em outro momento Aprígio (sogro de Arandir) vai a casa da sua filha Selminha (Esposa de Arandir) de que seu marido iria na delegacia para servir de testemunha.
Muito desconfiado do genro Aprígio conta para filha que viu o genro beijando outro homem, insinuando que Arandir pode ser homossexual. Na delegacia Arandir é questionado pelo delegado e o repórter se já conhecia o homem, e, mesmo afirmando não conhecer eles não acreditam.
Chegando em casa Arandir conta a esposa e Dália (Cunhada) tudo que aconteceu. No dia seguinte a história sai na capa do jornal afirmando que Arandir empurrou o amante e por isso o beijou, no trabalho todos os seus colegas comentam, inclusive dizem que o homem já esteve lá. Mesmo negando a história, ninguém acredita, até o seu colega Werneck fica contra ele, o Aprígio vai até a casa da filha afirmar que Arandir e o morto já se conheciam.
Amado vai ate o velório do homem, questionando a viúva se já teria encontrado Arandir. O delegado vai até a casa de Selminha e a leva para casa de um amigo de Amado e lá encontra a viúva que afirma ja ter visto Arandir e que viu O morto e ele tomarem banho juntos.
Para despistar os jornalistas Arandir se hospeda em um hotel e pede para a esposa ir vê-lo, Selminha não vai e manda a irmã, que chegando ao local declara seu amor por Arandir que a recusa. O sogro aparece no hotel e flagra a filha e o genro numa conversa “intima”, saca uma arma e matar Arandir assumindo seu amor e ciúmes pelo genro.

Referências:
Site Educação.literaruta; Texto Beijo no Asfalto; Por Natacha Bastos – Graduanda em Letras pela UFF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...