domingo, maio 19, 2024
Home Destaques Simpatias Juninas: será que elas funcionam mesmo?

Simpatias Juninas: será que elas funcionam mesmo?

Por Dôra Paiva

Na segunda feira próxima passada, a coluna Positividade trouxe como matéria “Os Santos Juninos”: Santo Antônio, São João e São Pedro. Ainda inspirada no mês de Junho, hoje ela traz um tema bem interessante, que vem ao longo dos anos, perdendo a sua prática e a sua originalidade, principalmente nos grandes centros urbanos. A população interiorana, ainda vem tentando a todo custo, preservar e manter acessa essa chama tradicional da cultura brasileira.
Quem ainda não ouviu falar das famosas “simpatias juninas”? Elas foram durante muitos anos, alimentadas pelas nossas avós, pelas nossas mães e até por alguns do nosso tempo, que são por essência tradicionais. Essas simpatias, eram aguardadas com ansiedade, pois ficou sacramentado que a sua eficiência, estava atrelada ao mês de Junho. Vamos conhecer um pouco desse universo cultural? Então s’imbora, vamos lá!
1.Descobrir o nome do futuro amor- Coloque os nomes em um papel, enrole como um charutinho e ponha dentro de uma bacia com agua. O papel que abrir, trará o nome do futuro Amor.
2.Cravar a faca na bananeira para ver a inicial do futuro amor- Pegue uma faca virgem e enfie no tronco da bananeira. No dia seguinte retire e veja a letra que está grifada. Será o nome do novo Amor.
3.Deixar Santo Antônio amarrado de cabeça para baixo- Pegue a imagem, amarre com fita vermelha, dando 3 nós e fazendo os pedidos. Deixe o Santo de cabeça para baixo. Só desvire quando o Amor aparecer.
4.Manjericão na fogueira- Pegar um galho da planta e jogar na fogueira, se o galho murchar, o novo Amor é mais velho, se não murchar, será jovem.
5.Banho de cravo, alecrim e manjericão- Esse é banho da conquista. Deve ser tomado na noite da véspera do São João(23 de Junho).
6.Encher a boca com água e ficar atrás de uma porta- Com a boca cheia de água, conte até 7 e assopre para fora. O nome que alguém gritar, será o do novo Amor.
7.Sonhar na noite de São Pedro- Pedir na noite de São Pedro para ele mostrar em sonho, o rosto do novo Amor.
8.Pãozinho da prosperidade- Coloque na farinheira para não faltar o alimento. Tem que ser feito no dia de Santo Antônio. Com o pão que for distribuído pelos fiéis.
9.Escolher o nome do novo Amor- Colocar vários nomes em vasilha e cubra com sal grosso. No dia seguinte retirar um papel. Lá estará o nome do novo Amor.
10.Saber se o romance vai durar- Acender uma vela na noite de São João, se ela queimar toda certinha o romance vai durar. Se apagar, o romance será curto.
Todo esse contexto é deverasmente interessante e altamente convidativo. Porém, é preciso que se tenha muito claro e evidente, que trata-se de rituais da cultura popular e por tanto, não podem ser consideradas como fatos concretos e reais. O que ocorreu ao longo dos anos, foram inúmeras coincidências do destino. Elas foram passando de geração a geração, como uma verdade inquestionável.
Não será uma Simpatia Junina, que irá estabelecer uma relação amorosa, o nosso conviver e a nossa vida como um todo. Se faz necessário que acima de tudo, saibamos aprender a conviver e a viver cada dia, cada momento, com muita intensidade, porém com os pés muito bem fincados no chão e no real. Nada de trazer o virtual para a nossa intimidade de vida. O virtual é interessante, quando se trata de tecnologia e não de sentimento. Em uma pretensa relação, se faz necessário ter um olhar mais sério e eficaz em relação ao outro(a). Não podemos brincar com os sentimentos dos outros e nem muito menos com os nossos. As “simpatias” funcionam como uma quebra de rigidez e de severidade no lidar com as relações interpessoais. Vamos observar, vamos conhecer, vamos dialogar com o outro(a). Vamos sentir a sua energia dominante. Vamos partilhar com eles os nossos objetivos e metas. Agindo dessa maneira, sem cobranças e sem regulagem, deixando ao outro(a) a sua liberdade de expressão e de pensamentos. Dessa forma, com certeza absoluta, estaremos trilhando em caminhos seguros e prósperos para um relacionamento adulto e coerente. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Texto autoral
Imagem:www.mundoeducacao.uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...