segunda-feira, maio 20, 2024
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A Puberdade

Por Valquiria Pinto 

O desenvolvimento da sexualidade segue um programa biológico básico que se inicia na lactância, quando bebês de ambos os sexos apresentam estimulação oral ou manual. A sexualidade humana pode ser caracterizada de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento em:

  1. Fase da Primeira Infância – Do nascimento até os 4 anos de idade. 
  2. Fase Pré-escolar (período edipiano) – Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. 
  3. Fase da Segunda Infância (período de latência) – Dos 6 anos até a puberdade.
  4. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) – Dos 10 até os 18 anos. Nesta fase os caracteres sexuais secundários desenvolvem-se evidenciando o dimorfismo entre os gêneros. É a etapa principal de formação dos casais.
  5. Fase da Maturidade Compreende a idade adulta – Fase da Velhice ou Idade Avançada (da menopausa até o fim da vida) Menopausa Feminina (entre 45 e 55 anos) Menopausa Masculina (por volta dos 50 anos de idade)

De acordo com a teoria freudiana, a evolução psicossocial da criança ocorre de forma gradual. O prazer experimentado pela obtenção de sensações agradáveis concentra-se em três zonas características, determinando diferentes estágios, que acompanham a sua maturação e desenvolvimento e se constituem a base do relacionamento entre a criança, a mãe e o meio que a circunda, importante conhecer os estágios do ser humano.

  1. Estágio Oral – Corresponde aos dois primeiros anos de vida e tem como característica básica à relação da criança com o mundo externo através da boca. A criança experimenta por essa região, além do prazer alimentar, o contato físico e afetivo com a mãe. 
  2. Estágio Anal Ocorre entre os dois e quatro anos, quando a criança começa a controlar os esfíncteres. Experimenta atividade auto-erótica pela retenção e expulsão das fezes, estabelecendo-se também uma relação com o meio. 
  3. Estágio Fálico Quando a criança está entre os quatro e seis anos de idade. Nesta fase, o prazer é centrado no pênis, nos meninos, e no clitóris, nas meninas. Ocorre a relação com uma terceira pessoa, caracterizada pela figura do pai, e o estabelecimento de uma relação edipiana acompanhada de sentimentos diversos de admiração, afeto e hostilidade, que levam à formação do superego, pelo conflito das emoções e interdições decorrentes.
  4. Estágio de Latência – fase de desenvolvimento que se estende dos seis anos até o início da adolescência, por volta dos onze anos. Ocorre uma aparente diminuição do interesse sexual.

A Adolescência, Período compreendido entre a puberdade e a vida adulta, por volta dos dezoito aos vinte anos. Sob a influência hormonal, os órgãos genitais maturam, o prazer e o desejo sexual manifestam-se. A adolescência é um período de crise ou como chamam de uma forma de chacota “Aborrecência”, além das modificações físicas, ocorrem também as comportamentais. Surgem os relacionamentos afetivos, o “ficar” e o “namorar”, que podem significar para o adolescente um caminho seguro para o desenvolvimento afetivo e aquisição de autonomia psíquica. Da infância à adolescência, o indivíduo amplia as suas habilidades através de progressos físicos e mentais que levam à maturidade.

O desenvolvimento de um organismo inclui todas as mudanças morfológicas e fisiológicas que contribuem para o curso de seu ciclo de vida. Em formas unicelulares, as mudanças são restritas e ocorrem dentro da própria célula. Entretanto, para formas multicelulares, as mudanças incluem todas as atividades que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas de diferenciação e integração. A diferenciação celular que causa o desenvolvimento morfológico e a especialização funcional é acompanhada por uma contínua síntese e degradação de enzimas e outras proteínas que estão sobre controle genético.

Em relação ao crescimento, poucas funções biológicas dependem tanto do potencial genético. Entretanto, desde o momento da concepção, o ambiente pode perturbar a ordenação, qualidade e quantidade do fenômeno: o crescimento depende, na verdade, da integração organismo/ambiente. Crescimento e desenvolvimento são processos paralelos, mas com conceitos próprios e não obrigatoriamente dotados de igual velocidade ou de igual sensibilidade aos agravos. Crescimento é aumento de massa por hipertrofia e divisões celulares (passível de aferição por meio de cm e kg) e desenvolvimento é a aquisição de capacidade (somente passível de aferição por meio de provas funcionais). O crescimento humano se caracteriza por 4 fases nitidamente distintas: 

  • Fase 1 Crescimento intra-uterino, inicia-se na concepção e vai até o nascimento. 
  • Fase 2 Primeira infância, vai do nascimento aos dois anos de idade, aproximadamente, caracterizando-se por um crescimento incremental, que se inicia no nascimento e estende-se até um mínimo marco inicial da fase seguinte. 
  • Fase 3 Segunda infância ou intermediária, período de equilíbrio e crescimento uniforme em que o acréscimo anual de peso se mantém no mesmo nível, desde o mínimo limítrofe, anteriormente citado, até o início de uma nova fase de crescimento acelerado. 
  • Fase 4 Adolescência, fase final de crescimento, que se estende mais ou menos dos dez aos vinte anos de idade. 

Em condições normais, cada célula, cada tecido e cada órgão crescem em graus, padrões e velocidades próprias. Há 4 tipos fundamentais de crescimento das estruturas do corpo: 

  1. Crescimento geral somático Corpo como um todo, dimensões externas (com exceção da cabeça e pescoço), 
  • tecido muscular e ósseo, volume sangüíneo, 
  • órgãos dos aparelhos respiratório, 
  • circulatório e digestivo, 
  • rim e baço. 

Este tipo de crescimento pode ser representado pela curva de peso e estatura, que apresentam aspecto geral de um S, com dois períodos de maior velocidade (zero a dois anos e por ocasião da puberdade). 

  1. Crescimento neural Cérebro, 

cerebelo e estruturas afins, aparelho ocular, perímetro cefálico. Este tipo caracteriza-se por uma intensa velocidade nos dois primeiros anos de vida. 

  1. Crescimento linfóide 

Timo, gânglios linfáticos, amídalas, adenóides, folículos linfóides intestinais. O desenvolvimento máximo das estruturas linfóides ocorre entre os oito e dez anos de idade. 

  1. Crescimento genital 

Testículos, ovários, epidídimo, vesículas seminais, próstata, útero e anexos. Estas estruturas permanecem quiescentes durante os primeiros oito a dez anos de vida, para então apresentar um crescimento acelerado, dentro das transformações físicas que correspondem à puberdade.

 

Até o próximo artigo.

 

Valquiria A Pinto

Psicanalista Esportiva e Clínica.

Instagram: @valquiriaapinto

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