sábado, maio 18, 2024
Home Destaques Ser ou Não ser: Qual é a questão?

Ser ou Não ser: Qual é a questão?

Por Dôra Paiva 

Ser ou Não Ser! Qual é a questão?

Quando a expressão SER ou NÃO SER, traduzida do inglês To Be or not To Be, foi citada na peça Hamlet, de William Shakespeare, muitos não fizeram a sua real interpretação. Pode até parecer uma simples frase, um simples jargão, mas ela traduz uma essência muito mais profunda do que muitos podem supor. Essa famosa frase, traz em sua essência aqueles questionamentos que todos nós fazemos, no decorrer da nossa vida.
SER ou NÃO SER, tem uma conexão muito expressiva, com o nosso modo de Ser e de Agir. De Ser e Existir. Quantos de nós questionamos esse Ser, que nós somos. Quantas dificuldades encontramos para vivenciar o Ser. O Ser honesto, o Ser carinhoso, o Ser benevolente, o Ser grato, o Ser empático. Em muitas das vezes o mundo cruel, nos envolve de tão forma que queremos, não Ser. Mas, não podemos permitir que o instinto negacionista, invada a nossa vida, a nossa essência. O Ser ou Não Ser, tem tudo a ver com a nossa proposta de FELICIDADE. Isto porque esse conceito é muito mal interpretado e é vivenciado de forma errônea, pela grande maioria dos seres humanos.
Ser ou Não Ser feliz, é uma questão de ponto de vista. Para uns ter FELICIDADE, é ter todos bens ao seu redor. É ter todos os sonhos materializados. É ter todas as benesses concedidas. Ah! quanta ingenuidade das pessoas, nessas colocações. O conceito de Ser Feliz, é muito mais amplo e verdadeiro, que um simples preenchimento das nossas vontades e desejos. A FELICIDADE é um dom igual para todas as pessoas, pois ela faz parte do patrimônio humano. A única diferença é que muitos abraçam o sucesso, o poder e no fundo, no âmago do seu Ser, não sabem o que é Ser Feliz.
O Ser ou Não Ser, claramente se refere à vida. Onde o sentido que está oculto, faz uma referência ao nosso modo de viver. Nele é questionado, se devemos continuar vivendo a nossa existência, ou se deveremos partir em busca da morte. Como se a Morte fosse a solução de todos os reveses da vida. O mês de Setembro, sempre traz todo um contexto em referência à manutenção da vida. A prova cabal desse procedimento, está presente na campanha de alta relevância, em torno do Setembro Amarelo. Através dela, tivemos a oportunidade de observar que em 2023, um fato chamou muita atenção, deste orbe terrestre, que foi a grande escalada mundial, do número de suicídios. Ouvimos relatos de pessoas que possuíam bens, poder, beleza, ascensão profissional, que desistiram de viver. Ser ou Não Ser! Qual é a questão?
O Ser ou Não Ser, traz um contexto que fala em Modo de Agir e posicionamentos em relação aos acontecimentos da nossa vida cotidiana. O SER sempre está atrelado à Vida e ao Viver. Enquanto que o NÃO SER, vai sempre estar ligado à morte é à falta se ações. Qual será o melhor posicionamento perante a Vida? Deveremos suportar as dificuldades ou enfrentá-las em busca de melhoras? Será melhor manter a situação atual ou arriscar-se na busca do novo? SER OU NÃO SER! QUAL É A QUESTÃO? O correto, o mais acertado será enfrentar de frente qualquer que seja a situação. Viver as situações de forma simples e coerente, sempre será uma grande oportunidade de recomposição das estruturas vigentes em nossa vida.
Observando criteriosamente a nossa vida, fazendo uma análise verdadeira e fiel de todo o processo individual. Teremos sim, condições de saber definir O SER E O NÃO SER! QUAL É A QUESTÃO? Essa mensagem precisa ecoar dentro de todos nós, mas acima de tudo ela deve ser o MARCO ZERO, de uma nova expectativa de vida coerente e avaliada dentro dos padrões de equilíbrio e coerência. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências
Texto autoral, como resposta ao elevado número de Suicídios, em todo o planeta.
Imagem: www.somaurbanismo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...

Os Trapalhões: como tudo começou?

Por Teo Gelson  Os trapalhôes A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se...

Peças Teatrais na Semana do Dia Internacional contra a Homofobia

Por Redação    Dia Internacional contra a Homofobia: “Das ‘coisa’ dessa vida…” apresenta vivências de personagem gay do interior nordestino no Teatro Gamboa. O solo “Das ‘coisa’ dessa...