quarta-feira, maio 1, 2024
Home Arte e Literatura Black Friday e seu fascínio sobre os brasileiros

Black Friday e seu fascínio sobre os brasileiros

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

Conhecido como uma ação promocional de vendas que ocorre sempre na quarta sexta feira do mês de novembro, o Black Friday tem sua origem no mercado norte americano e se caracteriza pela ocorrência de inúmeras promoções durante 24 horas, em que o preço de um dado produto/serviço tem descontos de 10 a 70% de desconto.
No Brasil este processo já se descaracterizou um pouco, ocorrendo normalmente por umas, duas ou três semanas, ou até mesmo por todo um mês, mas assim como qualquer outro tipo de promoção, o cidadão deve estar sempre atento as eventuais fraudes que podem ocorrer durante este período, evitando assim a famosa Black Fraude.
É preciso pesquisar com dois, ou no mínimo um mês de antecedência, para se ter a certeza que os preços ofertados realmente tratam-se de preços promocionais com descontos, e não o dobro do valor normal. O brasileiro gosta de descontos e promoções, e é justamente isto que fascina o cidadão. A ideia de comprar produtos/serviços de qualidade e pagando menos por isso.
Mas, assim como o cliente é seduzido, os lojistas também são fascinados por este período importante para o mercado brasileiro, afinal, quem não quer aumentar o faturamento da sua empresa/negócio, ainda mais em um período de crise, como a que vivemos atualmente?
A Black Friday exige um amplo trabalho de planejamento aos varejistas, os quais precisam trabalhar de forma conjunta com os seus fornecedores a fim de conseguirem descontos e ao mesmo tempo lucrarem com as vendas a serem realizadas. Esses descontos é um dos elementos da chamada “promoção de vendas” do composto de Marketing, e consegue de forma eficiente influenciar o consumidor a visitar uma ou mais lojas, a fim de adquirir um dado produto, e quem sabe, se tornar um cliente fiel das empresas (alvo maior dos vendedores).
Finalizamos hoje com a indicação de leitura do artigo “A importância do Black Friday no calendário promocional do varejo brasileiro” de autoria de Guerra e Nilson (2015), disponível no link: https://www.researchgate.net/publication/286094004_A_IMPORTANCIA_DO_BLACK_FRIDAY_NO_CALENDARIO_PROMOCIONAL_DO_VAREJO_BRASILEIRO
Um bom Black Friday a todos e até a próxima semana!

FONTE DA IMAGEM:
https://www.bradsdeals.com/blog/download-a-copy-of-all-your-favorite-black-friday-ads

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...