quinta-feira, maio 2, 2024
Home Destaques A importância da alimentação na prevenção do câncer de mama

A importância da alimentação na prevenção do câncer de mama

Por Ana Lucia Reis

Olá leitores do Som de Papo, hoje a coluna de Nutrição traz um importante tema a respeito da prevenção do câncer de mama cuidando da sua alimentação, primeiramente vamos conhecer sobre a campanha do Outubro Rosa que surgiu no ano de 1997, com as entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, as quais começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
O Outubro Rosa também serve para que as mulheres fiquem mais atentas aos seus hábitos alimentares e rotinas de exames.
Diversos são os fatores que podem contribuir para que uma pessoa tenha câncer de mama, a exemplo da idade (mulheres acima dos 50 anos), a hereditariedade (mutações genéticas), a história reprodutiva (estímulo estrogênico), o estilo de vida, incluindo o excesso de peso, principalmente na pós menopausa, alimentação inadequada, infecções dentre outros fatores.
Apesar de não ser frequente, o câncer de mama também pode acometer homens, geralmente a partir dos 60 anos, uma vez que eles também possuem glândula mamária, a dificuldade está no diagnóstico, pois não existem exames para detectar como a mamografia para mulheres, dessa forma é essencial que o homem conheça o seu corpo.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos, além de outros sinais como, o edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja, dor, inversão do mamilo, cansaço crônico, perda de peso. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos, podem também surgir linfonodos (nodos linfáticos) palpáveis na axila. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

É fundamental para a detecção precoce da doença, que as mulheres fiquem atentas em relação à saúde das mamas, conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações suspeitas por meio do autoexame das mamas e manter uma rotina regular de acompanhamento médico.
Torna-se necessário adotar mudanças no estilo de vida para melhor bem-estar e saúde, como praticar atividades física, reduzir consumo de álcool, evitar o cigarro, manter os níveis adequados de peso corporal e investir nos cuidados básicos com a alimentação que podem reduzir os riscos de desenvolver a doença.
A alimentação representa um potencial fator de proteção contra o desenvolvimento de câncer de mama, portanto em nosso dia-a-dia é essencial a inclusão de hábitos alimentares saudáveis como, diminuir o consumo de carnes vermelhas (especialmente as processadas e ricas em gordura), evitar os produtos industrializados, reduzir a gordura animal e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, aumentar o consumo de fibras com a ingestão diária de grãos integrais, frutas, verduras de preferência as orgânicas, diminuição de açúcares e do consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados.
Seguem alguns alimentos importantes com propriedades ditas funcionais que atuam como protetores contra o desenvolvimento do câncer, são eles os cereais (aveia, arroz, milho) que ajudam a regular as funções do intestino, baixar o colesterol ruim e controlar o açúcar do sangue, a cúrcuma, esse condimento inibe a proliferação de células cancerígenas do tumor pelo organismo, o alho e a cebola que possuem propriedade anti-infecciosa, tendo efeito protetor contra o câncer, doença cardiovascular, inflamação e infecções, o broto de alfafa esses pequenos brotos dificultam o aparecimento de tumores e ainda aumentam a imunidade do corpo, as frutas vermelhas (morangos, cereja, ameixas, amoras) que diminuem os riscos do aparecimento de tumores, dentre outros tipos de alimentos como: maça, leite, azeite de oliva, feijão, ervilhas frescas, lentilha, nozes castanhas, brócolis, couve-flor e peixes.
É certo que manter uma alimentação saudável é fundamental para evitar qualquer tipo de doença, por isso faça dos alimentos o seu maior aliado.
Pense Rosa, acreditar, lutar e vencer!

Fontes da Pesquisa:
www.crn5.org.br
www.hgf.ce.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...