domingo, abril 28, 2024
Home Destaques Como anda a saúde do seu relacionamento?

Como anda a saúde do seu relacionamento?

Por Luka Veloso

 

Durante a pandemia, o número de divórcios no Brasil aumentou consideravelmente, 7 em cada 10 casais (IBGE, 2020) decidiram por romper a relação conjugal. E o que levou a esse crescimento?

Muitos fatores podem ter sido observados, dentre eles, a falta de convivência diária, pois muitos casais não estavam acostumados a vivenciar a rotina de   24 horas por dia tendo que se confrontar com as diferenças individuais.

Dentro dos estudos da família, vale salientar a importância de ser compreender que cada casal possui um jeito próprio de ser casal, ainda que sejam observadas as individualidades nessa conjugalidade, que precisam ser compreendidas para que a dinâmica da relação se estabeleça em bases a serem consideradas importantes para o casal e sucesso do relacionamento.

Ignoram-se que na construção dessa relação conjugal é de suma importância a capacidade de se entender e respeitar os aspectos individuais, levando em consideração que enquanto sujeitos trazemos uma carga hereditária, familiar, social que nos diferencia e nos aproxima, que nos atrai e nos repele, baseados na convivência saudável ou toxica da relação.

Contudo, durante a pandemia observou-se que a dissolução da conjugalidade foi alimentada por fatores psicológicos que se aprofundaram em decorrência dos medos, frustrações, inseguranças, angústias que o momento trouxe para o ambiente familiar. E a deterioração da relação acabou sendo uma realidade, principalmente pela liquidez que as relações contemporâneas caracterizam como verdades concretas (Bauman, 1998).

Outro ponto a se observar quando se pensa na saúde dos relacionamentos dentro da contemporaneidade é o esvaziamento de sentimentos que norteiam as relações, dando lugar a toxicidade ou abuso alimentados, por exemplo pelo narcisismo e egocentrismo que caracterizam indivíduos adoecidos.

Nessa perspectiva, faz-se necessário compreender que somos um sistema e que entender que o conjunto de saúde física, mental dos sujeitos é que formaram a conjugalidade saudável que se busca alcançar como modelo de vida plena e feliz nas construções familiares e amorosos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:

BAUMAN, Zygmunt 1998 — O malestar da pósmodernidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

IMAGEM: CANVA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...