sábado, maio 18, 2024
Home Destaques O sentimento de Perda

O sentimento de Perda

Por Dôra Paiva

Ontem dia 02 de novembro, os mortos foram homenageados pelos seus entes queridos, pelos amigos e por demais pessoas. Isso por que, ontem foi o Dia de Finados e para mim essa palavra possue uma sonoridade horrível, associada à um sentimento de desalento e frustração. Este dia para muitos, é um momento de muita tristeza, de angústia e até de desespero. Porém cabe aqui salientar, que essa data, também vai ser um momento de reflexão, sobre o Sentimento da Perda. Como superar esse momento? Quais as estratégias que nós precisaremos adotar, para não entrarmos nas faixas do desequilíbrio e da desarmonia?

Após uma perda, por menor que ela seja, vai despertar em nós alguns sentimentos que se apresentam durante esse processo. Sentimentos tais como o medo, a tristeza, a raiva, a culpa é até a insegurança. Esses sentimentos vão precisar serem aclamados e desejados, para evitarmos a sua potencialização e consequentemente os danos que em alguns casos, se tornam difíceis de terem o seu quadro revertido.

O Sentimento da Perda, não está apenas associado ao LUTO, mas também estão ligados à aquelas situações de nosso cotidiano, onde perdemos algo muito importante para nós. Exemplos: um emprego, ou um relacionamento amoroso. A perda emocional é tão danosa, quanto a perda física, pois ela tambem pode gerar desordens mentais sérias e até as DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS. Salientamos que em situações mais graves e incisivas, podem até levar o indivíduo ao Suicídio.

Para a Psicologia, sempre que se perde alguém ou alguma coisa muito importante e significativa, esse espaço vazio apresentado, pode ser uma oportunidade para surgirem novos horizontes, novas perspectivas de vida. Esse processo poderá ser transformado em algo muito precioso e acolhedor. A perda afetiva é embasada na perda de uma vivência afetiva e vai dar lugar ao que chamamos de EMBOTAMENTO AFETIVO.

O EMBOTAMENTO AFETIVO, é a perda de todo e qualquer tipo de vivência afetiva. Ele vai provocar nas pessoas, o desenvolvimento de atitudes isoladas e retraidas. Ele pode ter várias causas, porém a mais frequente, sem sombra de dúvida, é aquele oriundo de um trauma sofrido.

O SENTIMENTO DA PERDA X DEPRESSÃO

Esse sentimento quando se prolonga, por um bom período de tempo, vai ser a oportunidade para que ocorra a abertura da porta de acesso à esse distúrbio, que é considerado como “o Mal do Século”. Isso por que, o Sentimento da Perda, pode em algumas vezes, diminuir as atividades do cotidiano, seja em casa ou no trabalho. Dessa forma, o quadro depressivo, começa a se instalar e a tomar corpo na vida das pessoas.

Muito embora, o Sentimento da Perda e a Depressão possuam contextos diferenciados, mas eles se encontram nas esquinas da vida, quando não enxergamos o caminho da saída desse panorama individual. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto: www.psiquiatrapoa.com.br

Imagem: www.amenteemaravilhosa.com.br

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...

Os Trapalhões: como tudo começou?

Por Teo Gelson  Os trapalhôes A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se...

Peças Teatrais na Semana do Dia Internacional contra a Homofobia

Por Redação    Dia Internacional contra a Homofobia: “Das ‘coisa’ dessa vida…” apresenta vivências de personagem gay do interior nordestino no Teatro Gamboa. O solo “Das ‘coisa’ dessa...