sábado, maio 4, 2024
Home Destaques O sentimento de Perda

O sentimento de Perda

Por Dôra Paiva

Ontem dia 02 de novembro, os mortos foram homenageados pelos seus entes queridos, pelos amigos e por demais pessoas. Isso por que, ontem foi o Dia de Finados e para mim essa palavra possue uma sonoridade horrível, associada à um sentimento de desalento e frustração. Este dia para muitos, é um momento de muita tristeza, de angústia e até de desespero. Porém cabe aqui salientar, que essa data, também vai ser um momento de reflexão, sobre o Sentimento da Perda. Como superar esse momento? Quais as estratégias que nós precisaremos adotar, para não entrarmos nas faixas do desequilíbrio e da desarmonia?

Após uma perda, por menor que ela seja, vai despertar em nós alguns sentimentos que se apresentam durante esse processo. Sentimentos tais como o medo, a tristeza, a raiva, a culpa é até a insegurança. Esses sentimentos vão precisar serem aclamados e desejados, para evitarmos a sua potencialização e consequentemente os danos que em alguns casos, se tornam difíceis de terem o seu quadro revertido.

O Sentimento da Perda, não está apenas associado ao LUTO, mas também estão ligados à aquelas situações de nosso cotidiano, onde perdemos algo muito importante para nós. Exemplos: um emprego, ou um relacionamento amoroso. A perda emocional é tão danosa, quanto a perda física, pois ela tambem pode gerar desordens mentais sérias e até as DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS. Salientamos que em situações mais graves e incisivas, podem até levar o indivíduo ao Suicídio.

Para a Psicologia, sempre que se perde alguém ou alguma coisa muito importante e significativa, esse espaço vazio apresentado, pode ser uma oportunidade para surgirem novos horizontes, novas perspectivas de vida. Esse processo poderá ser transformado em algo muito precioso e acolhedor. A perda afetiva é embasada na perda de uma vivência afetiva e vai dar lugar ao que chamamos de EMBOTAMENTO AFETIVO.

O EMBOTAMENTO AFETIVO, é a perda de todo e qualquer tipo de vivência afetiva. Ele vai provocar nas pessoas, o desenvolvimento de atitudes isoladas e retraidas. Ele pode ter várias causas, porém a mais frequente, sem sombra de dúvida, é aquele oriundo de um trauma sofrido.

O SENTIMENTO DA PERDA X DEPRESSÃO

Esse sentimento quando se prolonga, por um bom período de tempo, vai ser a oportunidade para que ocorra a abertura da porta de acesso à esse distúrbio, que é considerado como “o Mal do Século”. Isso por que, o Sentimento da Perda, pode em algumas vezes, diminuir as atividades do cotidiano, seja em casa ou no trabalho. Dessa forma, o quadro depressivo, começa a se instalar e a tomar corpo na vida das pessoas.

Muito embora, o Sentimento da Perda e a Depressão possuam contextos diferenciados, mas eles se encontram nas esquinas da vida, quando não enxergamos o caminho da saída desse panorama individual. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto: www.psiquiatrapoa.com.br

Imagem: www.amenteemaravilhosa.com.br

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...