sexta-feira, maio 17, 2024
Home Destaques Autocuidado: como devemos praticar?

Autocuidado: como devemos praticar?

Por Dôra Paiva

Praticar o AUTOCUIDADO, é buscar cuidar de si mesmo, visando o bem estar. Ele é bem diferente do Egoísmo, que é uma prática onde as pessoas colocam seus interesses a frente de tudo, sem a mínima preocupação com o seu bem estar, e com o das pessoas que lhes são próximas. No AUTOCUIDADO, somos convocados a estabelecermos um tempo, para cuidarmos de nós, independentemente das tarefas do nosso dia a dia.
Quais são os tipos de AUTOCUIDADO, que conhecemos? Existem 4 tipos específicos que são descritos nas diversas literaturas específicas, que são inerentes ao conteúdo e que servem de base para toda a nossa vida. São eles: o Autocuidado Físico; o Autocuidado Emocional; o Autocuidado Social e o Autocuidado Espiritual. Vamos descreve-los resumidamente:
a) No Autocuidado Físico, percebemos que o nosso corpo possui uma parceria com a nossa Mente.
b) Com o Autocuidado Emocional, observamos que esse cuidado nos convida a uma reflexão sobre o nosso Autoconhecimento.
c) Pelo Autocuidado Social, temos a clara percepção do que é possível e fundamental, para termos um bom relacionamento, com as pessoas que nos rodeiam.
d) Através do Autocuidado Espiritual, verificamos que ao cuidarmos da nossa religiosidade e das nossas crenças, nos fortalecemos e nos revigoramos.
Porquê é tão para algumas pessoas, a prática do AUTOCUIDADO? É muito visível para todos nós, de que o fato de ser esse um movimento de vida, de importância fundamental, que envolve uma série de investimentos individuais, entre eles: a autopercepção; a autoanalise e também o autoconhecimento. Tudo isso por que, é muito costumeiro, pelo fato de observarmos muito as ações do outro, sem percebermos a nossa postura, o nosso modo de agir, de nós para conosco mesmo.
Quais são as ferramentas essenciais, para executarmos o AUTOCUIDADO?
1.Precisamos estar sempre em estágio de movimentação. O nosso corpo é uma engrenagem e como tal, necessita de lubrificação constantemente.
2.Estabelecimento de uma plataforma de divisão de tempo, para a realização de inúmeras e diferentes tarefas. O repouso é primordial.
3. Evitar exageros na alimentação, nos exercícios e nas tarefas do dia a dia. Todo excesso será prejudicial para o nosso organismo.
4. Respeitar os limites naturais, do corpo e da mente: “Mens sains, in corpore sano”. Os limites funcionam como barreiras limitantes, para a manutenção do nosso Bem estar.
5.Cultivar bons pensamentos, pois o trabalho mental adequado, auxilia de forma ostensiva, para permanecermos em equilíbrio e vigilância.
O AUTOCUIDADO, é um dever de casa para todos nós. Ele é o nosso bloquinho de receitas da vida. Cuidar é preciso. Conservar é fundamental. Interagir é movimentar. Viver é cultuar, é preservar. O nosso Bem estar é e sempre será para todos nós, um grandioso, um movimento necessário , para o nosso modo de viver. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências
Texto: www.
Imagem: www.shutterstock.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Os Trapalhões: como tudo começou?

Por Teo Gelson  Os trapalhôes A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se...

Peças Teatrais na Semana do Dia Internacional contra a Homofobia

Por Redação    Dia Internacional contra a Homofobia: “Das ‘coisa’ dessa vida…” apresenta vivências de personagem gay do interior nordestino no Teatro Gamboa. O solo “Das ‘coisa’ dessa...

Corpo são, mente sã

Por Dr. Guilherme Britto  A frase "Mens sana in corpore sano" é uma expressão em latim atribuída ao poeta romano Juvenal, originada em sua obra...

Libertadores e Sul Americana são os destaques desta semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é a vez da Sul Americana e Libertadores envolvendo o futebol Brasileiro. Na Sul Americana tivemos nessa terça dia...