quinta-feira, maio 2, 2024
Home Destaques Autocuidado: como devemos praticar?

Autocuidado: como devemos praticar?

Por Dôra Paiva

Praticar o AUTOCUIDADO, é buscar cuidar de si mesmo, visando o bem estar. Ele é bem diferente do Egoísmo, que é uma prática onde as pessoas colocam seus interesses a frente de tudo, sem a mínima preocupação com o seu bem estar, e com o das pessoas que lhes são próximas. No AUTOCUIDADO, somos convocados a estabelecermos um tempo, para cuidarmos de nós, independentemente das tarefas do nosso dia a dia.
Quais são os tipos de AUTOCUIDADO, que conhecemos? Existem 4 tipos específicos que são descritos nas diversas literaturas específicas, que são inerentes ao conteúdo e que servem de base para toda a nossa vida. São eles: o Autocuidado Físico; o Autocuidado Emocional; o Autocuidado Social e o Autocuidado Espiritual. Vamos descreve-los resumidamente:
a) No Autocuidado Físico, percebemos que o nosso corpo possui uma parceria com a nossa Mente.
b) Com o Autocuidado Emocional, observamos que esse cuidado nos convida a uma reflexão sobre o nosso Autoconhecimento.
c) Pelo Autocuidado Social, temos a clara percepção do que é possível e fundamental, para termos um bom relacionamento, com as pessoas que nos rodeiam.
d) Através do Autocuidado Espiritual, verificamos que ao cuidarmos da nossa religiosidade e das nossas crenças, nos fortalecemos e nos revigoramos.
Porquê é tão para algumas pessoas, a prática do AUTOCUIDADO? É muito visível para todos nós, de que o fato de ser esse um movimento de vida, de importância fundamental, que envolve uma série de investimentos individuais, entre eles: a autopercepção; a autoanalise e também o autoconhecimento. Tudo isso por que, é muito costumeiro, pelo fato de observarmos muito as ações do outro, sem percebermos a nossa postura, o nosso modo de agir, de nós para conosco mesmo.
Quais são as ferramentas essenciais, para executarmos o AUTOCUIDADO?
1.Precisamos estar sempre em estágio de movimentação. O nosso corpo é uma engrenagem e como tal, necessita de lubrificação constantemente.
2.Estabelecimento de uma plataforma de divisão de tempo, para a realização de inúmeras e diferentes tarefas. O repouso é primordial.
3. Evitar exageros na alimentação, nos exercícios e nas tarefas do dia a dia. Todo excesso será prejudicial para o nosso organismo.
4. Respeitar os limites naturais, do corpo e da mente: “Mens sains, in corpore sano”. Os limites funcionam como barreiras limitantes, para a manutenção do nosso Bem estar.
5.Cultivar bons pensamentos, pois o trabalho mental adequado, auxilia de forma ostensiva, para permanecermos em equilíbrio e vigilância.
O AUTOCUIDADO, é um dever de casa para todos nós. Ele é o nosso bloquinho de receitas da vida. Cuidar é preciso. Conservar é fundamental. Interagir é movimentar. Viver é cultuar, é preservar. O nosso Bem estar é e sempre será para todos nós, um grandioso, um movimento necessário , para o nosso modo de viver. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências
Texto: www.
Imagem: www.shutterstock.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...