domingo, maio 12, 2024
Home Destaques Autocobrança: porque fazemos?

Autocobrança: porque fazemos?

Por Dôra Paiva

A AUTOCOBRANÇA, é a pressão que uma pessoa coloca sobre si mesma, visando atingir um determinado objetivo, ou alcançar uma meta. Durante esse processo, há dentro de cada um, aquele sentimento e aquela expectativa que foi estabelecida anteriormente.
Como lidar com a AUTOCOBRANÇA? Será que essa “exigência excessiva”, traz repercussões no nosso organismo? São vários os fatores que levam a alguém ter esse tipo de atitude. Por exemplo: revisão das nossas metas. Será que não estamos sendo exigentes ao máximo? As expectativas sempre teremos em nossas vidas e em nossos atos. O que não é aconselhável é permitir que esse procedimento, tome proporções avantajadas. As nossas metas precisam ser realistas, daí a premente necessidade de constantemente de fazer uma avaliação. O correto é ter o Foco.
A eterna busca pela excelência nas atividades é um fator fundamental para que as pessoas exerçam sobre si e sobre suas atividades, uma cobrança exorbitante. Esse modo de ser, vai implicar no comprometimento da Saúde Física e Mental. Procurar ser produtivo e eficiente nas atividades diárias, é tarefa normal e positiva. Mas quando esse modo de ser e de agir se torna excessivo, há comprometimento de uma série de coisas.
A AUTOCOBRANÇA, também se manifesta no âmbito das relações interpessoais, comprometendo a convivência com os familiares, amigos e até os relacionamentos amorosos. Ela vai interferir na vida social, na profissional e no dia a dia cotidiano.
Outro fator que colabora é a Mania de Comparação, que algumas pessoas desenvolvem. Elas costumam tomar por base, algumas atitudes que alguém desenvolveu. Neste cenário a AUTOCOBRANÇA, vem no intuito de fazer melhor que o outro. É preciso lembrar que o Sucesso de outrem, não é o nosso Fracasso.
Ao invés de AUTOCOBRANÇA, precisamos fortalecer as nossas habilidades, os nossos pontos fortes. Caso esse fortalecimento esteja difícil, é aconselhável buscar uma orientação terapêutica. Esse é o ponto de conscientização do nosso problema.
AUTOCOBRANÇA PROFISSIONAL. Como evitar? A produtividade é o grande desafio de inúmeros profissionais. Esse tipo de AUTOCOBRANÇA é até salutar, porém quando se torna obsessão, ela passa a ser uma grande preocupação. Isso porque, pode proporcionar uma desestrutura no ambiente laboral, causando uma ambiência caótica. Sem sombra de dúvidas, será instalado um verdadeiro caos. Para que esse cenário não seja instalado, algumas posturas podem ser adotadas, como por exemplo: Não seja exigente consigo mesmo, em demasia. Aprenda a conhecer e respeitar os seus limites pessoais. Conviva harmoniosamente com o seu universo pessoal e profissional. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto: www.pontotel.com.br
Imagem:www.pinterest.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...

O Significado de Cross-dressing

Por Ramon Henrique  É um termo que se refere ao ato de alguém possuir uma expressão de género (roupas ou acessórios) associados ao género oposto,...

Jammil e Uma Noites confirmado na Virada Cultural de São Paulo

Por Gilberto Romano  A banda Jammil e Uma Noites desembarca em São Paulo no dia 19 de maio (domingo), para comandar um show na Virada...