terça-feira, maio 7, 2024
Home Destaques A personalidade de fevereiro: o Carnaval

A personalidade de fevereiro: o Carnaval

Por Viviane Vidmar

CARNAVAL

Festa na rua, blocos, micaretas, samba, marchinhas, axé, frevo e muito mais. Dependendo de onde você está, é possível encontrar as mais diversas manifestações carnavalescas no Brasil. Mas você sabia que a origem das festividades vem de muito tempo atrás? Então descubra qual é a origem do carnaval!

Qual é a origem do carnaval e do seu nome?

É consenso entre a maioria dos historiadores que os primeiros registros de festas carnavalescas datam de cerca de 10 mil anos antes de Cristo. Tratavam-se de grandes festejos pagãos regados à comida e bebida, tudo em comemoração às colheitas e louvor às divindades.  Alguns dizem que a origem teria sido no Egito, onde as pessoas festejavam mascaradas em homenagem à Deusa Ísis e ao Touro Apis; ou na Grécia, onde celebrava-se a volta da primavera e cultuava-se o Deus Dionísio. Já na Roma Antiga, os romanos cultuavam os deuses Baco, Saturno e Pã.

Uma das possibilidades para saber qual é a origem do carnaval com esse nome é que ele derive do termo currus navalis, referindo-se aos cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco feitos para celebrar o início da primavera.

Fato é que não há como estabelecer precisamente qual é a origem do carnaval, mas a sua forma como conhecemos hoje, nas suas mais diversas manifestações, tem referências a todas essas culturas que surgiram motivadas por fenômenos astronômicos ou da natureza.

Porque o carnaval não tem uma data fixa?

Com o fortalecimento da sua influência, a partir da Idade Média, a Igreja Católica passou a incorporar o carnaval ao seu calendário. A data oficial instituída foi nos últimos dias antes da quaresma (período de 40 dias de reflexão espiritual e privação de certos alimentos, como a carne, por exemplo), por isso o dia do carnaval varia de acordo com o ano. Alguns estudiosos inclusive relacionam o termo carnaval à Carna Vale (adeus carne) ou Carne Levamen (supressão da carne).

A origem das fantasias e bailes de máscaras

Os primeiros bailes de máscaras ocorreram no século XIII, na Itália, e eram festas restritas à nobreza. A festa ganhou as ruas com o  surgimento da Commedia dell’arte (teatros improvisados) nas cidades italianas durante o período do Renascimento. Em Florença foram criadas canções para acompanhar os cortejos que também contavam com carros decorados chamados trionfi. Em Roma e Veneza, os foliões usavam chapéus de três pontas e máscaras brancas. A popularização da festa na Europa se deu, de fato, apenas a partir do século XIX.

O carnaval no Brasil

O carnaval é comemorado no Brasil desde a chegada dos portugueses, no século XVI. As comemorações realizadas no Entrudo – período que precedia a quaresma – resumiam-se à bagunças feitas pelos escravos com guerras de água, farinha, limões de cheiro e guerras de areia. As manifestações carnavalescas como conhecemos hoje só começaram a surgir a partir do século XIX, quando as classes mais ricas, influenciadas pelos europeus, passaram a promover festas em salões.

A festa começou a se “abrasileirar” em 1899, com a primeira marchinha feita por Chiquinha Gonzaga: “Ó abre alas”. O samba passou a se popularizar a partir de 1917. Durante o governo de Getúlio Vargas, com investimentos e licenças para ocupar as ruas, os desfiles cresceram e a festa passou a se tornar parte da identidade nacional.

Independente de qual é a origem do carnaval, hoje a festa tem diferentes características em cada região e é a celebração mais aguardada para muitos brasileiros e turistas. No nordeste, a folia se estende a outras épocas do ano, no chamado “carnaval fora de época”, como o Fortal, em Fortaleza; o Carnatal em Natal; a Micaroa em João Pessoa; o Recifolia, em Recife; o Micaru, em Caruaru e muitos outros. Seja onde for, o importante é curtir o carnaval!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....