sábado, maio 18, 2024
Home Arte e Literatura A rivalidade entre Joan Crawford e Bette Davis

A rivalidade entre Joan Crawford e Bette Davis

Por Nelsinho Toledo

A rivalidade entre as estrelas de cinema da Hollywood da Idade de Ouro sempre despertou a atenção dos fãs. Os casos mais notáveis de rivalidade foram aqueles que envolveram atrizes ganhadoras do Oscar. Um caso famoso envolveu as irmãs e inimigas Olivia de Havilland e Joan Fontaine . Quando Joan faleceu em 2013, as irmãs já não se falavam há décadas. Olivia, que faleceu em 2020 aos 104 anos de idade , apenas emitiu uma nota de pesar quando sua irmã morreu.
Entretanto, talvez o caso mais comentado até hoje envolve as estrelas Bette Davis (1908-1989) e Joan Crawford (1905-1977) . Bette ganhou dois Oscars de melhor atriz e Joan ganhou um. E o ponto alto dessa rivalidade entre elas pode ser comprovado por todos no filme “O que terá acontecido a Baby Jane ?”, de 1962. Esse filme de terror, um dos mais cultuados de todos os tempos, marcou o primeiro e único encontro entre Bette e Joan nas telas. O filme conta a história de duas irmãs que vivem juntas numa velha casa de Los Angeles. Ambas foram estrelas no passado e a personagem de Bette tortura a personagem de Joan, presa a uma cadeira de rodas. Durante as filmagens, o diretor Robert Aldrich fez de tudo para evitar uma briga entre as divas, pois todos sabiam que elas se odiavam. Diz a lenda que elas “ se comportaram bem ” durante as filmagens. Como o papel de Bette era mais chamativo, ela ganhou sua décima primeira indicação ao Oscar. Acabou perdendo para Anne Bancroft, que ganhou pelo filme “O Milagre de Anne Sullivan” e estava trabalhando na Broadway no momento da Festa do Oscar . Adivinhem quem se ofereceu para subir ao palco e receber a estatueta em nome de Anne Bancroft ? Joan Crawford, é claro, que saiu em todas as fotografias e, com certeza, irritou bastante sua inimiga Bette Davis.


“O que terá acontecido a Baby Jane ?” foi um grande duelo entre duas estrelas fantásticas . Mas quem venceu esse duelo ? Com certeza, o grande vencedor foi o público. Foi um filme de terror psicológico seminal, que gerou muitas imitações . Outra contribuição do filme muito importante foi influenciar outras atrizes veteranas de Hollywood a investirem no gênero terror. Bette e Joan , depois de “Baby Jane”, apareceram em várias outras produções de terror até a década de 1970. Não se importaram, nem mesmo, em participar de produções classe “B” do gênero.
Também é importante registrar que Bette e Joan sempre foram consideradas duas megeras na vida fora das telas. O filme “Mamãezinha Querida”, de 1981, apresenta uma chocante biografia de Joan Crawford, baseando-se em livro escrito por sua filha adotiva. Faye Dunaway interpretou Joan nessa produção.
Meus amigos, peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa Falando de Cinema pela Rede SDP TV, toda sexta-feira às 23h, horário de Brasília. Um abração a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...