segunda-feira, maio 20, 2024
Home Destaques A Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout

Por Auxiliadora Paiva

A Sindrome de Burnout, ficou conhecida no mundo moderno, como um distúrbio que está associado ao esgotamento físico- mental, devido a excessiva carga de trabalho. Também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ou Síndrome do Esgotamento Nervoso. Ela foi definida pela primeira vez pelo psiquiatra alemão Herbert Freundeberg, em 1974.
A sua principal causa é o excesso de trabalho. Ela se apresenta sob diferentes formas, tais como: estresse, esgotamento físico e exaustão. Ela também pode culminar com um estado de depressão profunda. Além disso pode também apresentar sintomas de nervosismo e outros problemas físicos, como: tonturas, cansaço, dores na barriga, dor de cabeça constante, insônia, alterações do apetite, pressão alta, dores musculares e alteração nos batimentos cardíacos.
Geralmente esses sintomas surgem aos poucos e vão tomando corpo no decorrer dos dias, caso não haja uma pronta intervenção no intuito de bloquear essa configuração. Essa Síndrome é muito frequente em profissionais que atuam em atividades de muita pressão e grande responsabilidade. Entre esses profissionais estão: médicos, professores, jornalistas, policiais e etc. Porem, ela também pode se apresentar, quando alguém recebe uma tarefa muito difícil para ser desenvolvida e se acha incapaz para desenvolve-la e cumprir o objetivo traçado.
O diagnóstico dessa Síndrome, é realizado por um profissional da área de saúde após uma análise criteriosa do “paciente”. Esses profissionais são os psicólogos e os psiquiatras. Eles são os indicados para a identificação e orientação no tratamento, que se diferencia de caso a caso. Muitos não buscam essa orientação por não identificarem os seus sintomas como tal. Por isso, familiares e amigos mais proximos, podem ser excelentes auxiliares na condução do processo.
O tratamento é feito basicamente com a Psicoterapia, que pode ser associada a depender da situação, a uma medicação antidepressiva ou ansiolíticos. Porém as atividades físicas e os exercícios de relaxamento, aliviam muito os sintomas da doença. Existe também uma outra forma de tratamento, que consiste em uma mudança da rotina diária da atividade laboral. Uma boa caminhada, natação, sessões de massoterapia, acumputura entre outros. É fundamental equilibrar o trabalho, com a vida social, com a família e as atividades físicas.
Como combater a Síndrome de Burnout? Vários são os tipos de atividades que auxiliam nesse processo, entre elas temos: a prática de atividades físicas e de lazer, que podem ser realizadas com amigos e familiares; buscar descansar adequadamente, se desligando da atividade laboral; definição dos objetivos profissionais e pessoais; ou seja MOVIMENTE-SE.
Hoje o estresse já faz parte da rotina de vida, do homem moderno. Isso em razão das múltiplas atividades que são desenvolvidas e exercidas por ele ao mesmo tempo. Porém esse estresse necessita ser controlado e trabalhado coerentemente e disciplinadamente, para não se tornar uma estrutura insalubre e nociva para a saúde. Ao primeiro sintoma, averiguando-se o nível do estresse, é aconselhável a solicitação de ajuda e intervenção de um profissional. Alguns se tornam relutantes em aceitar a instalação dessa Síndrome, por acharem que a sintomatologia é inerente ao seu status profissional.
Dentre as profissões que mais favorecem ao surgimento da Síndrome de Burnout,está a do Educador. Isto por que ela por sí só, apresenta os piores fatores contribuintes, tais como: a) carga horária excessiva; b) baixa remuneração; c) condições inadequadas em sala de aula e no contexto educacional. O ambiente escolar, seja ele em qual nível for, carece muito em proporcionar aos seus servidores, um nível de tranquilidade emocional.
A Síndrome de Burnout foi incluída na lista de Classificação de Doenças, pela Organização Mundial da Saude-OMS. Ali ela é classificada como um fenômeno ligado ao excesso de trabalho que afeta a saúde e não como uma doença. Essa inclusão estará na próxima edição da Classificação Internacional de Doenças, da OMS, prevista para 2022.
No Brasil, esse fenômeno era pouco discutido em público, ficando o conhecimento restrito aos profissionais de saúde, até que um fato inusitado ocorreu recentemente, e foi presenciado por centenas de milhares de telespectadores. O fato ocorreu quando a jornalista Izabela Camargo, da Rede Globo, em pleno telejornal matutino, em rede nacional, sofreu um apagão no ar e não conseguiu lembrar o nome da capital paranaense (Curitiba), cidade onde ela nasceu. Esse fato inédito na mídia Global, levantou a bandeira em torno dos efeitos e das causas da Síndrome de Burnout. Mesmo assim, ainda estamos engatinhando nesse processo, isto porque, essa patologia tem sintomas que ainda são difíceis de serem apontados como tal.
Por isso, pense um pouco mais na sua qualidade de vida. Pense na sua capacidade cognitiva que estará comprometida. Pense no seu rendimento profissional. Sem a devida orientação, sem os devidos cuidados, essa Síndrome trará para você, o mais temido dos fenômenos sociais da atualidade, o DESEMPREGO. Portanto : Cuide-se. Movimente-se. Ajude-se.
Namastê.

Pesquisa: www.saude.gov.br Imagem: www.dambros.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Biodiversidade e o futuro do Planeta

Por Dôra Paiva A BIODIVERSIDADE, é um termo que vem sendo atualmente, muito veiculado nas Mídias e por todos os segmentos da sociedade. Diante de...

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...