segunda-feira, abril 29, 2024
Home Destaques Aceleração do Tempo Social ou TDAH?

Aceleração do Tempo Social ou TDAH?

Por Monique Mayumi Kamada 

Bom, temos de convir que a vida moderna está cada vez mais acelerada e carregada de atribuições. A reclamação sobre “falta de tempo” é geral e envolve todas as faixas etárias. É difícil ouvir alguém dizer que está ocioso. Os prazos parecem pequenos demais para cumprir as demandas, o corpo se agita, os pensamentos aceleram… e, nesse ritmo frenético, as sensações e emoções ficam com menos tempo para serem percebidas, processadas, elaboradas, monitoradas e reguladas. 

Estudo, trabalho, academia, família, amigos, cuidados com a casa, supermercado, alimentação, lazer, trânsito, reuniões on-line, redes sociais, contas a pagar, mensagens para responder, sono… e dezenas de afazeres que geram alegria, prazer, relaxamento, tensão, ansiedade, desespero, medo, raiva, tristeza, esgotamento… tudo junto e misturado num único dia! Ufa! Até para escrever esse trecho minha respiração ficou mais rápida!

Vale citar que é saudável experimentar variados sentimentos, emoções e sensações, desde que eles não sejam intensos, nem recorrentes e não tragam prejuízos para a qualidade de vida. Ou seja, é necessário ter equilibro em se tratando de saúde mental. 

Ao observar nossa rotina, é possível visualizar a aceleração do tempo social. Mas não só isso! Incrivelmente quase ninguém consegue colocar limite para si mesmo, tampouco lidar com as frustrações oriundas dessa desestruturação espaço-temporal. 

Não é raro darmos um “google” para a busca de um nome para o tanto de sintomas que localizamos em nós.

Porém, se você suspeita de TDAH, (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) ou TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), saiba que não existe o autodiagnóstico, tampouco generalizações, como “todos somos um pouco desatentos, impulsivos, inquietos, irritados, apresentamos falha na memória ou temos perturbação do sono”. Transtornos não estão “na moda” e ter um ou outro sintoma não caracterizada um quadro. Eles são condições que acarretam prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou profissional. 

O TAG, por exemplo, envolve medo e preocupação excessivos; o TDAH interfere no foco, na concentração, na hiperatividade e na impulsividade. Ambos precisam ser avaliados e tratados terapeuticamente por psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, etc., a depender dos déficits que a criança, adolescente ou adulto apresentam e somente um médico psiquiatra ou neurologista pode fechar o diagnóstico e definir a necessidade ou não de medicação. 

Não menospreze condições alheias, tampouco hipervalorize sinais, banalizando diagnósticos. O respeito e a empatia podem ajudar a pessoa a se sentir pertencente e também a aceitar que precisa de intervenções e de suporte. Reflita sobre isso!

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais e entre em contato para saber sobre cursos e atendimentos:

Instagram: @moni.neuro.atipica e @espaco_movimento 

Facebook: Espaço Movimento Interdisciplinar 

Tel: (11) 3442.0662 | [email protected] 

Referência principal:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Imagem:

Canva Pro

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...