quinta-feira, maio 9, 2024
Home Destaques As curiosidades da história da carreira de Elba Ramalho

As curiosidades da história da carreira de Elba Ramalho

Por Teo Gelson 

A paraibana Elba Ramalho é uma das maiores vozes da nossa música popular brasileira. A cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista vendeu mais de 10 milhões de discos ao longo dos seus quase 45 anos de carreira fonográfica. Nesta matéria, confira curiosidades sobre sua vida e carreira. O show de Elba Ramalho é o mais esperado todo ano na Festa de São João de Campina Grande

Nascida em Conceição, na Paraíba, em 1951, mudou-se para Campina Grande aos 11 anos. Na Festa de São João, considerada a maior do mundo e realizada anualmente na cidade, o show de Elba Ramalho é o mais esperado todo ano.Com 14 anos, Elba participou do Coral Falado Manuel Bandeira

Aos 14 anos, Elba participou de um grupo criado durante as aulas de literatura, o Coral Falado Manuel Bandeira, que fazia encenações híbridas da poética nacional e internacional, misturando música, dança e teatro.

Ainda na escola, entrou para uma banda de rock de garotas, formadas com influências da Jovem Guarda, chamada As Brasas, em que tocava primeiro guitarra e depois bateria.

4- O pai de Elba não queria que ela trabalhasse com arte

O pai de Elba não queria que ela trabalhasse com arte e, para afastá-la da música e do teatro, mandou-a junto com uma de suas irmãs para morar em um pensionato e fazer os últimos anos de colégio na capital, João Pessoa.

Mas o amor de Elba pela arte era tanto, que nada conseguiria afastá-la de sua missão. Em João Pessoa, ela forma um novo conjunto de meninas, as Golden Girls.

Atuou em uma montagem de “Morte Vida Severina”

No ano seguinte, 1968, Elba atuou em uma montagem da peça Morte Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, com a qual se apresentou em Campina Grande, João Pessoa, Recife e no Rio de Janeiro.

Neste mesmo ano, participou ativamente de apresentações dos Corais Falados Manuel Bandeira e Cecília Meireles.

6- Tornou-se Diretora do Departamento Cênico-musical da Fundação Artístico-Cultural Manuel Bandeira

No ano seguinte, Elba voltou para Campina Grande para terminar o último ano da escola e atuou no show musical Corais: Poesia e Tempo, uma retrospectiva dos quatro anos de apresentações do grupo de Coral Falado.

Logo o grupo cresceu, saiu do ambiente escolar e se transformou na Fundação Artístico-Cultural Manuel Bandeira, a FACMA. A instituição foi subdividida em departamentos e Elba tornou-se a diretora do Departamento Cênico-musical.

7- Fez a direção musical da peça “De Como Casar Com Uma Herdeira Rica ou Como Se Fazer Um Bom Enterro”

Pela FACMA, Elba atuou na peça Diálogo das Carmelitas, de Georges Bernanos, se apresentando por diversos estados. Em 1971, atuou e fez a direção musical da peça De Como Casar Com Uma Herdeira Rica ou Como Se Fazer Um Bom Enterro, de Vital Santos.

8- Chegou a iniciar faculdades de Direito, Economia e Sociologia

Nesta mesma época, por pressão da família, ela iniciou a faculdade de Direito, mas logo desistiu. Depois, iniciou também nos cursos de Economia e de Sociologia, mas não concluiu nenhum deles. Não adiantava mesmo fugir da sua real paixão e do desejo de ser artista!

Fonte: https://thmais.com.br/

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

As Panteras

Por Teo Gelson  Ficaram notórias durante todo o período de filmagens as brigas e discussões ocorridas entre integrantes do elenco. A mais grave foi uma...

Sulamericana e Libertadores a todo vapor

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana o destaque do futebol é a Sul Americana e Libertadores e já começou nessa terça dia 07/05 na...

A Medicina do Futuro

Por Dr Guilherme Britto  Você já imaginou ser assistido por um único médico que consegue cuidar das suas deficiências hormonais, gerenciar seu sistema cardiovascular, fazer...

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...