domingo, maio 19, 2024
Home Destaques Autoaceitação: a liberdade de ser quem é

Autoaceitação: a liberdade de ser quem é

Por Paula Furtado

 Não importa!

Quero começar esse texto te lembrando de que não importa de verdade se você é gordo ou não para ser uma pessoa que se ama, se aceita e tem autoestima em dia. Tampouco estar dentro de padrões pré-estabelecidos e me pergunto: “Diante de um mundo tão diverso quem tem o direito de apontar o que é ou não ser aceito ou como deve ou não ser o seu corpo?

Não pretendo nesse espaço fazer uma apologia à gordura, mas mostrar que não é o fato de se ter um corpo gordo que define nosso valor como seres humanos, ou seja, não é o seu corpo que define o quanto você é importante, bonita, especial e merecedora de ser feliz. Seja você do jeito que for, mas é saber o que te move quanto pessoa, quais os seus sonhos, o que de fato tem relevância, quem está do seu lado, por quem você luta todos os dias, quais os seus sonhos, o tamanho da sua fé, quais os valores na vida?

São seus valores que dão valor à sua vida!!!

Somos seres diversos e ainda bem que é assim, a diversidade nos completa e se queremos viver num mundo de respeito a primeira pessoa que precisamos aprender a respeitar somos nós mesmos. Quantas vezes nos agredimos sendo nossos próprios carrascos por não nos aceitarmos. Quantas oportunidades perdidas, quanta vida deixamos de ser vivida por querer nos esconder?

Faça esse favor, se acolha hoje, se aceite, se ame, procure em você o que é único e perceba que pode ser muito mais, fazer muito mais, sair de um espaço que a si mesmo colocou por não se aceitar. Você é e pode se sentir mais bonita e envolvente do jeito que és e quem não enxerga isso não merece estar ao seu lado.

Quero te contar que esse final de semana tivemos em São Paulo mais uma edição do evento de moda Fashion Week Show e ao olhar a diversidade de corpos e idades pude perceber que a beleza e a aceitação se manifesta em todas as formas, tamanhos e cores. Pessoas reais não se encaixam numa única caixa de estereótipos.

Segundo a Psicóloga Veluma (Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental) “autoaceitação é o ingrediente fundamental para o bem-estar psicológico. Ela permite que você se sinta bem consigo mesmo, com as falhas, erros e frustrações que todos temos. ”

Para a busca da auto estima equilibrada podemos percorrer alguns passos, entre eles, a aceitação, a auto apreciação, parar de se comparar, dizer adeus às culpas, cercar-se de pessoas positivas, participar de atividades divertidas e procurar ajuda terapêutica. Cada uma dessas atitudes envolve sair do lugar de comodismo e adotar uma postura diferente na vida.

Assim hoje te convido, coloque sua melhor roupa, vista-se do seu melhor sorriso e vá dar uma volta, há muito no mundo para viver e uma preciosidade dessas não deve querer se esconder.

E aí vamos?

Fonte: https://www.psicologo.com.br/blog/autoaceitacao-e-autoestima-entenda-a-diferenca/

Paula Furtado- modelo Plus Size, finalista do concurso Miss Brasil Sou Gordinha Sim, pelo Estado do Pará, professora e mãe.

Instagram: @Paula_Furtado2

Telefone: (011) 986152316

 

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu adorei . Você falou tudo sobre aceitação. Vivemos num país de diversidade e inclusão onde todos temos um.espaco . Parabéns pela matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...