sábado, maio 18, 2024
Home Destaques A impressionante história de vida de um menino do interior que deu...

A impressionante história de vida de um menino do interior que deu a volta por cima.

Por Paulo Martinelli

Antônio Alberto da Paz, nascido (16/07/1945), no Boqueirão dos Liras zona rural de Camocim-CE. Aos 07 (sete) anos de idade deixou o lar de seus pais para estudar, seu pai um homemrural, achava que só trabalhar era suficiente, mas Antônio Alberto queria mais.

Pensando emseus estudos, saiu de casa muito cedo, onde foi acolhido na casa de um irmão mais velho, onde encontrou apoio e pôde concluir o ensino fundamental. Retornando para casa de seu paina localidade já citada, após a conclusão do ensino fundamental. Passando 02(dois) anos conheceu sua esposa Maria de Fatima Alves da Paz, com quem casou-se e tiveram quatro filhas: Emilia, Fátima, Iracélia, Sandra , mudaram para Camocim e deram início a uma nova etapa da vida.

Antônio Alberto sempre preocupado com seu sustento, seu primeiro emprego
como Vigilante na Escola de Camocim José de Barcelos, onde hoje funciona o Prédio da
Prefeitura, onde trabalhou por 05 anos na mesma função, algumas vezes humilhado por estar em uma função abaixo dos demais, mas Antônio Alberto seguiu firme e sempre de cabeça erguida.

No ano de 1970 recebeu uma proposta para lecionar na mesma escola onde ate aquele dia era vigilante, já com 03 filhas pequena para sustentar aceitou prontamente um convite para lecionar na mesma escola, acumulando duas funções, pois a família estava
crescendo e com ela a necessidade de melhorar sua condição financeira.

Seu desejo de melhorar sua educação continuava, decidiu voltar aos estudos , período em que teve que fazer uma escolha, estudo ou família, pois teria que deixar a família em Camocim e partir para a capital Fortaleza , onde estudou e trabalhou nas mais variadas funções para se manter e manter a família que havia deixado para traz. Em 1972, retornou para sua cidade, agora mais preparado para assumir uma sala de aula.

Foi convidado pelo diretor do Colégio Estadual Padre Anchieta, Prof. Ivan Pereira de Carvalho para lecionar, assumindo assim as salas do ginásio, hoje Ensino Fundamental, destacando – se como profissional, passando a ser contratado com funcionário público estadual, sendo publicado seu nome no Diário Oficial do Estado Ceará.

Passado alguns anos já em 1975 obteve mais um contato estadual, desta forma o trabalho
duplicou, dificultando seu contato com a família, mas se manteve firme e sempre dedicado e a todos que o procuravam.

Seu sonho de se tornar professor já havia conquistado, mas o propósito de ajudar a quem
precisava só estava começando.

Antônio Alberto ficou muito conhecido na cidade, muito solícito com todos, nunca esqueceu
do lugar que nasceu, procurava levar educação aqueles que não tinha oportunidade.

Em 1984 deu início a sua formação superior, concluindo em 1988, foi uma época difícil, pois
mais uma vez teve que deixar sua família, com pouca condição financeira, vendeu o que tinha para custear seus estudos, mas a necessidade de se preparar e a buscar por conhecimento era grande, pois percebeu que quanto mais se preparasse, mas poderia ajudar o próximo.

Antônio Alberto também era atleta, participação de maratonas e era um incentivador dos
esportes para seus alunos. Após a conclusão de sua faculdade e já formado, decidiu desafiar seu corpo, marcou com um colega também atleta para acompanha-lo de bicicleta da cidade de Sobral à Camocim, percurso que concluíram em 15 horas. Saindo as 18 horas e chegando às 9 horas da manhã, já muito cansado e debilitado, com os pês em bolhas. Dia de festa para a família, amigos e para a cidade.

No ano de 1983, foi convidado pela Prefeita Ana Maria Bevilaqua Moreira Veras para assumir a Secretaria de Cultura do Município, uma responsabilidade que agarrou com muita dedicação, assumiu a secretaria de cultura por quatro ano. Antônio Alberto é o pioneiro na arte teatral na cidade, incentivou o folclore, abriu aulas gratuitas de dança para os jovens … Foi secretário de esporte do Município, conseguiu junto a Secretária de Esporte do Governo a drenagem e Grama do Estádio Fernando Trévia em nosso Município, melhorando as condições para prática do esporte.

Tornou-se um Professor muito conceituado e respeitado por todos, representava sua classe
junto ao Sindicato Apeoc – Associação dos Professores do Estado do Ceará, ajudava os
professores com suas necessidades junto ao sindicato, sempre muito solícito e sempre pronto para ajudar.

Em 1995 decidiu entrar na vida pública, foi eleito para o Pleito de 1996 a 1999, durante os 4 anos apresentou vários projetos junto a Mesa diretora da Câmara Municipal, dentre eles
podemos destacar alguns tais como Poço Profundo na Localidade de Tapuio dos Crespos,
Cupim, Fazendinha, que sofriam muito com a falta de água, Outro que podemos destacar foi o Monumento na Entrada da cidade, foi um de seus projetos mas que só foi feito no ano de 2015.

Um projeto que o deixa muito orgulho e que a comunidade solicitava muito, foi a iluminação na Zona Rural, dentre elas estava o Boqueirão dos Liras localidade onde nasceu.
1999, mais uma vez foi eleito, para o pleito 2000 a 2004, com serviços prestados a comunidade carente e mais ainda na zona rural, localidades onde Antônio Alberto tinha um olhar atento, já que a população era muito carente e onde era necessário ter um olhar preciso, direto, expandiu seu olhar a outras comunidades e além da luta pela educação de qualidade e igualitária a todos, passou a inverti no esporte, criando campos de várzea nas comunidades na zona rural, como: Kms, Boqueirões, Aguapé, Seiscentas, Flamengas, Cupim, Fazendinha, Tapuio, Amarelas, Jacarandá… Atendimento humanizado a todos que o procuravam, e assim Antônio Alberto da Paz, tornou-se o professor e vereador mais popular da cidade.

Em 2011 após um acidente de transito, sofreu um AVC, episódio que o fez se afastar das suas atividades. Aposentou-se, mas não esqueceu daquele que sempre ajudou, preparava cestas básicas juntamente com sua esposa Fátima para distribuírem as famílias carentes nos distritos onde a fome era o terror da população.

Em 2019, foi diagnosticado com “ alzheimer” o afastando definitivamente das suas atividades, mas sua esposa e filhas continuam o seu legado.
2022, mais uma vez sofreu um outro AVC, inspirando cuidados. Antônio Alberto da Paz, hoje com 77 anos de lutas e muitas vitórias, sendo bem cuidado e amado por sua família.

Colaboradora: Sandra Paz
Assessoria: @sandrinhapaz

1 COMENTÁRIO

  1. Aplausos para aqueles que lembram dele como um vencedor, pois foi nessa pequena palavra que ele se inspirou. Eu sou a terceira filha, muito emocionada ao ler essa postagem se referindo ao meu pai, muito grata. É uma pena que nesse momento ele não tenha memória pra entender o quão ele foi e é importante. Mas para quem ler essa história se inspire busque força aí ficou o legado…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...