Por Teo Gelson
Lá se vão 20 anos desde que “Cidade de Deus” foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção audiovisual brasileira. Com um elenco de desconhecidos, o filme de Fernando Meirelles encantou público e crítica, alcançou feitos inéditos – como as quatro indicações ao Oscar – e se colocou no hall dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Num espaço de tempo compreendido entre os anos 1960 e 80, o filme conta a história da Cidade de Deus, comunidade na Zona Oeste do Rio, bem como a ascensão do crime organizado no local, que se tornou um dos mais perigosos da cidade. Confira 20 curiosidades sobre o longa:
1. “Cidade de Deus” é o segundo filme de fora dos Estados Unidos mais visto do mundo, segundo levantamento da Preply com base nos dados do IMDB. O longa de Meirelles só fica atrás do francês “Intocáveis”, de Olivier Nakache e Éric Toledano, e aparece na frente de “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, de Jean-Pierre Jeunet, também da França.
2. O longa aparece bem ranqueado em listas de veículos internacionais. Aparece como sexto melhor filme de ação de todos os tempos de um ranking feito em 2010 pelo jornal britânico The Guardian, além de figurar entre os 100 maiores filmes de todos os tempos classificados pela revista americana The Time. Também já foi eleito quarto melhor filme estrangeiro pela revista Paste, dos EUA. No Brasil, foi considerado oitavo melhor filme nacional de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Fonte:globo.com