sexta-feira, maio 17, 2024
Home Destaques Como lidar com a carga negativa para não cometer suicídio!

Como lidar com a carga negativa para não cometer suicídio!

Por Dôra Paiva

 

Atendendo diversas solicitações dos nossos fiéis leitores, para que fizéssemos uma abordagem sobre a temática supracitada, é que a coluna Positividade, vai trazer algumas conotações sobre o evento em pauta. E aproveitando a grande repercussão do mais recente episódio em nosso país, é que falaremos sobre o Suicídio e as suas nuances psicológicas, assim como também sobre as diferentes formas de lidar com essa Negatividade.

O Brasil ainda está deverasmente impactado, com a grande tragédia que se abateu na vida da cantora de forró, Walkyria Santos, ex-vocalista da banda Magníficos. O seu filho Lucas, de 16 anos, foi encontrado morto na sua residência, dentro do seu próprio quarto. O jovem cometeu Suicídio, após a postagem de um vídeo Trend, em um determinado aplicativo da Internet. O vídeo postado viralizou, pois teve milhares de acessos, deixando o rapaz muito feliz pela repercussão. Após esse breve momento de entusiasmo e euforia, o mesmo percebeu que havia uma grande quantidade de comentários maldosos e preconceituosos, com alto teor homofóbico, sendo lançados em relação a ele, que era um Digital Influencer. Houve ainda por parte do mesmo, uma postagem de vídeo com a sua justificativa ao público, informando que se tratava de apenas uma brincadeira sem maldade, feita entre amigos.

Porém, o que não se esperava, é que essa configuração malévola e criminosa, pudesse culminar com o episódio Suicídio. A pergunta que não se quer calar é a seguinte: o que leva uma pessoa a tirar a sua própria vida, após ter sido vítima de homofobia e de outros tipos de preconceitos? Essa situação dramática, reacendeu uma grande discussão em nosso país, sobre a influência da Internet, no comportamento e nas atitudes das pessoas. O Brasil, voltou a debater sobre como os efeitos que os comentários maldosos, o bullying, a transfobia e os discursos de ódio, podem afetar de forma incisiva na Saúde Mental das pessoas.

Para dar um suporte psicológico, às pessoas que possuem essa tendência evidenciada, através da sintomatologia, uma campanha preventiva foi adotada mundialmente. Trata-se do Setembro Amarelo, que é o mês dedicado à Prevenção do Suicídio. Essa campanha que teve início em 2015, nos Estados Unidos, mais precisamente no dia 10 de setembro, que é considerado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

E quais são os elementos que colaboram para que o evento Suicídio ocorra? Sabemos que várias são as causas, que podem culminar com essa tragédia.  Listamos aqui, aquelas que são as mais comuns :1. Depressão (essa é uma das principais causas). 2. Problemas familiares e amorosos.  3. Uso de drogas e ou álcool. 4. Bullying. 5. Traumas emocionais. 6. Diagnóstico de doenças.

Como poderemos identificar os sinais que preconizam a existência de um Núcleo Suicídico, em algumas pessoas? Esses sinais em alguns, não são detectados claramente. É preciso por parte de amigos, colegas e principalmente da família, voltar um olhar mais preciso e observador, sobre a estrutura comportamental dessas pessoas.

A OMS- Organização Mundial da Saúde, informa que 90% dos casos de SUICÍDIO, podem ser evitados. E o método mais eficaz, é sem sombra de dúvida, o DIÁLOGO. Por ser um mal silencioso e ainda visto sob a ótica do medo, do preconceito e da falta de conhecimento, é que se faz necessário estar atento e vigilante aos seus sinais. A ajuda de um profissional é a medida mais emergencial a ser tomada, porém buscar dialogar com a pessoa, procurando obter dela a confiança e a sinceridade, é também uma atitude de grande valia.

Alguns sinais podem ser detectados, nas pessoas com essa tendência, entre eles encontramos: os pensamentos de baixa estimam; a mudança do humor; os avisos premonitórios; mudanças na rotina, dentre outros. Ao serem identificados esses comportamentos, é fundamental ter uma atenção redobrada e um olhar mais apurado por todos. É preciso buscar uma ajuda profissional, e estabelecer um momento de diálogo e dar mais atenção ao outro. Ou em algumas situações, recorrer ao CVV- Centro de Valorização da Vida, ligando para 188. Lá o trabalho é voluntário, respeitoso e no anonimato, dará as orientações necessárias ao caso em análise. De uma coisa, temos absoluta certeza, é que quase todos os casos de SUICÍDIO, há uma relação direta com algum tipo de Transtorno Mental.

Pois é, para lidar com a Negatividade evitando o Suicídio, a tarefa é hercúlea, e se faz   necessário que busquemos implantar uma ressignificação na vida, é primordial que viremos essa Chave. Que procuremos ter uma vida com mais movimento, com mais interação. Pelo fato de ser um Mal Silencioso, aqueles que estão orbitando ao redor, devem ter uma habilidade grandiosa, para buscar a reversão desse quadro clínico. Essas pessoas devem incentivar a aqueles que vivenciam esse processo angustiante, a realizar uma mudança fundamental, em seu Modus Operandis. Entre essas medidas são aconselhadas: A prática de exercícios ao ar livre. Tentar realizar uma Meditação relaxante. Modificar a qualidade dos pensamentos. Incentivar na interação social com as pessoas.  Enfim, realizar o Processo da Fênix.  Pense nisso carinhosamente.  Namastê.

Referências bibliográficas:

Texto: www.tuasaude.com

www.tcrclinica.com.br

Imagem: www.uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Os Trapalhões: como tudo começou?

Por Teo Gelson  Os trapalhôes A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se...

Peças Teatrais na Semana do Dia Internacional contra a Homofobia

Por Redação    Dia Internacional contra a Homofobia: “Das ‘coisa’ dessa vida…” apresenta vivências de personagem gay do interior nordestino no Teatro Gamboa. O solo “Das ‘coisa’ dessa...

Corpo são, mente sã

Por Dr. Guilherme Britto  A frase "Mens sana in corpore sano" é uma expressão em latim atribuída ao poeta romano Juvenal, originada em sua obra...

Libertadores e Sul Americana são os destaques desta semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é a vez da Sul Americana e Libertadores envolvendo o futebol Brasileiro. Na Sul Americana tivemos nessa terça dia...