quinta-feira, maio 2, 2024
Home Destaques Destino Itaipuaçu: uma visita a cada estação

Destino Itaipuaçu: uma visita a cada estação

Por Wescley Farias

É verdade que o nosso país tem uma diversidade de destinos turísticos que mesmo que você viajasse durante um ano sabático, ainda não seria o suficiente para conhecer tudo. Mas existem destinos que trabalham não somente para o visitante, mas também para a população nativa ou seus moradores. E pra quem estuda o turismo de forma mais profunda, entende que a população local é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística em uma localidade. É assim que muitos destinos se consolidam diante dos mercados de agências e operadoras de viagens.

Temos como exemplo o Jalapão no Tocantins, Bonito no Mato Grosso do Sul, a rota das emoções no nordeste brasileiro, a Chapada Diamantina na Bahia, mas hoje vamos explorar um pouco do destino chamado Itaipuaçu que fica na cidade de Maricá no estado do Rio de janeiro. Pra quem ainda não conhece este destino, ele fica entre a cidade de Niterói e a região dos lagos. Para quem chega de avião pelo Santos Dumont, pode fazer a travessia de barca até Niterói e a partir daí pegar um transporte por aplicativo que vai te deixar em Itaipuaçu em menos de 30 minutos.

Durante o trajeto, o visitante poderá desfrutar de uma paisagem deslumbrante, podendo passar inclusive em algumas praias de Piratininga, praia do Sossego, Camboinhas, Itaipu, dentre outras, no trajeto de quem escolhe ir para Itaipuaçu pela Serra do Elefante. Ao chegar no topo da Serra do Elefante é possível parar no mirante para contemplar a vista completa do bairro de Maricá que mais parece uma cidade. Logo no começo, já poderá se encantar com a praia do Recanto que tem uma beleza especial, pois a praia se encontra com as águas do rio, transformando o lugar no point para os moradores e para os visitantes.

Chegando mais ao centro de Itaipuaçu, o turista vai se deparar com uma orla imensa e linda. Para quem gosta de entrar no mar, precisa ficar atento porque na grande parte dos dias, as bandeiras sinalizadoras do perigo estão nas cores amarela ou vermelha. Mas para quem gosta de apreciar um belo por do sol em uma paisagem deslumbrante, a orla de Itaipuaçu é perfeita. Mas o que torna o lugar ainda mais incrível, são as opções de lazer e cultura que a cidade oferece, através da realização de alguns eventos que atrai uma multidão para o destino como o Maricá Bier fest, a Feira Literária de Maricá (FLIM), lona cultural e o carnaval.

Agora precisamos falar de um ponto muito interessante da cidade de Maricá. Os vermelhinhos e as vermelhinhas. Para quem ainda não conhece o destino, vai ficar encantado com o projeto de mobilidade urbana que é fundamental para o desenvolvimento da cidade, ação esta que deve partir do setor público. Na cidade de Maricá todo mundo pode utilizar o transporte público de forma gratuita. Todos os ônibus que circulam na cidade são gratuitos para moradores e para visitantes, ou seja, você pode se locomover sem custo dentro da cidade de Maricá. Além dos ônibus, carinhosamente chamados de vermelhinhos, tem também as bicicletas que contam com diversos postos de retiradas por toda a cidade, essas bicicletas são chamadas de vermelhinhas. Para quem gosta de pedalar, elas fazem uma grande diferença em toda a cidade. Onde o turista pode conhecer praticamente toda a cidade pedalando e de forma gratuita.

Para utilizar as vermelhinhas é necessário baixar um aplicativo, cadastrar um cartão de crédito válido, mas nada será descontado. É somente para que tenham os dados da pessoa que vai fazer o uso das bikes. A partir daí você já pode utilizar o aplicativo para retirar a sua bike e dar uma pedalada pela orla de Itaipuaçu. Ah! E um detalhe importantíssimo, nos postos de retirada e devolução das bikes você conta com protetor solar e álcool em gel de forma totalmente grátis.

A cidade vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia. E o melhor de tudo é que a sustentabilidade está sempre na pauta, com alguns projetos super interessantes que podem levar o destino a se tornar uma das opções prediletas de quem busca se conectar com a natureza e com uma boa qualidade de vida. Na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, lembre-se do destino Itaipuaçu e separe ao menos um final de semana para conhecer. Mas se você for em algum período de eventos, separe mais dias da sua viagem.

Algumas dicas são fundamentais para quem vai a Itaipuaçu, se for visitar no período de inverno, leve roupas de frio porque a cidade chega a registrar oito graus, se for na primavera leve um casaco, pois durante o dia você poderá desfrutar do calor e a noite daquele vento que refresca após um belo dia de praia. Mas se você for no verão, leve bastante protetor e roupas leves e confortáveis porque o destino pede muita água de coco e água para hidratação.

Wescley Farias

Turismólogo, Consultor de Turismo e Guia de Turismo Nacional

@turismologofarias | @tzviagens_wifarias_ba

Matéria enviada para coluna de Turismo do Som de Papo em 10/10/2023

Fonte:

• https://marica.rj.gov.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...