terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques Dia dos Namorados: essência e sabor

Dia dos Namorados: essência e sabor

Por Dora Paiva

O Dia dos Namorados, na maioria dos países, é comemorado no dia 14 de fevereiro. Países como os Estados Unidos, a França, a Alemanha, o Canadá dentre outros, assim o fazem por conta do dia de São Valentim. Ele foi um bispo católico, que defendia o sacramento  dos casorios, que estavam deixando de serem  realizados, para que os noivos fossem recrutados como mão de obra para as guerras. Ou seja, para os povos da época, as guerras eram tidas prioridade. Essa data aqui no Brasil, é  conhecida como o Dia do Amor.

Por que  a data do Dia dos Namorados, no Brasil é diferente da maioria dos povos? Aqui o Dia dos Namorados, é  comemorado  em 12 de Junho. Essa diferença entre as datas,  tem uma explicação curiosa e muito interessante. Esse dia assim foi escolhido, devido a uma jogada de marketing, pelo então publicitário paulista João Doria,  pai do ex governador de São Paulo, João Doria Jr. Como essa escolha aconteceu? Que argumentos foram levados em consideração? Os comerciantes, principalmente os paulistas, lamentavam bastante, em razão da queda abrupta nas vendas dos seus produtos. Eles verbalizavam que após o Carnaval e o Dia das Mães, o comércio ficava parado. É  aí que entra o “olho clinico” do marqueteiro João Doria. Ele elaborou um projeto e  escolheu uma data estratégica, que era às vésperas do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A campanha emplacou e  assim nasceu o Dia dos Namorados, aqui no nosso país. E esse é o resumo dessa história. 

 Mas, nós perguntamos aqui: Qual é a essência do Dia dos Namorados? Mesmo ele, tendo sido criado devido uma jogada comercial, a sua energia positiva contagia, envolve e aquece os corações  dos enamorados. Nesse dia, é  muito comum encontrarmos homens e mulheres, escolhendo um presente para seu par. Um perfume, uma jóia, uma roupa, um acessório, um jantar romântico ou até uma noitada no motel. Nesse dia o Amor está  no ar!

Muito mais que uma data de impulsionamento comercial, ela é uma oportunidade para ser renovado  o compromisso da relação amorosa. Será através da valorização da pessoa amada e do respeito à ela, que conseguiremos ter uma relação saudável. É no reforço do carinho, do afeto e  da sexualidade, que vamos adentrar na fase do Ressignificar  e da Virada da Chave, na vida de um casal.  Nem sempre é um presente que o(a) outro(a), espera ganhar. Escolha Amar e Ame sem fronteiras. 

O grande e maravilhoso Renato Russo, em um determinado show, fez a seguinte  colocação: “O Amor verdadeiro nunca vai nos fazer sofrer, pois quem ama cuida, não magoa e nem decepciona. Não busquem pessoas perfeitas, por que nós não somos!” O  Amor é  a essência da vida. Ame muito quando puder, da forma que puder e a quem puder.

O Dia dos Namorados tem Sabor? Essa pergunta nos remete ao setor de Gastronomia, pois sabe-se de antemão, que nesse dia muitos casais se organizam para um jantarzinho romântico, a dois. Mas, estamos falando de uma outra qualidade de Sabor. Falamos do Sabor que é Amar e  ser Amado.  Mais que um banquete gastronômico, enfatizamos  o Sabor do carinho, do afago, do respeito,  da cumplicidade e  da integridade. Esses sabores caros amigos, devem estar decorando a bandeja da Mesa-Mente dos casais  e  nos corações dos apaixonados.

Os petiscos, o cardápio, são elementos coadjuvantes em uma relação a dois, seja ela de qualquer Identidade de Gênero. Servi-los em bandeja decorada, com carinho, respeito e sinceridade, é tudo que algumas pessoas  precisam para  seguir em frente, com o seu relacionamento. A bandeja deve ser preenchida, todos os dias com essa qualidade de “docinhos”. Eles são os “docinhos” do Amor. Essas guloseimas, não engordam, não causam diabetes, nem tão pouco provocam  as dores de cabeça ou da coluna. Pelo contrário, elas vão fazer uma verdadeira assepsia em nosso Ser. Vão nos energizar, blindando o nosso corpo, contra os mau intencionados e mau amados de plantão. Pare, pense e reflita  conscientemente: o Dia dos Namorados, é 12 de junho, porém o Dia do Amor, são todos os dias até a Eternidade. Pense nisso carinhosamente.  Namastê! 

Referências 

Texto autoral, com introdução de partes sobre São Valentim, que foram extraídas  do www.tvjaguari.com.br

Imagem:www.pinterest.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...