domingo, abril 28, 2024
Home Destaques Dirigir ou não? Qual é o momento para o idoso parar?

Dirigir ou não? Qual é o momento para o idoso parar?

Por Dr. Marcio Rogério Renzo

 

A direção é um dos grandes desafios que o idoso enfrenta e com eles, seus familiares também. Até julho de 2020, segundo o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), o número de idosos habilitados (pessoa com idade superior a 61 anos) em direção de veículo automotor ultrapassava os 12,5 milhões. Em comparação aos números apresentados em 2012, que era cerca de 3,6 milhões, representa um aumento de cerca de 350%.

Com o envelhecimento da população mundial e a melhora na qualidade de vida, esses números já eram esperados. Daí a importância em se discutir este assunto.

O ato de dirigir é uma tarefa muito complexa, pois envolve diversos fatores do próprio indivíduo e do meio em que ele está inserido. Quando a pessoa está dirigindo, não é apenas acelerar, frear, dirigir. A pessoa tem que estar atenta onde o carro está, seu espaço, dimensões, a velocidade em que os outros veículos se deslocam, mudanças de curso, curvas, ler e interpretar placas de sinalização, estar atento aos obstáculos, pessoas, buracos. Além de tudo, ainda deve estar atento às mudanças climáticas, iluminação. Tudo isso torna a atividade de dirigir um veículo uma atividade cognitivo-motora com múltiplas tarefas. 

Agora, o que acontece conosco quando envelhecemos? Ao envelhecermos, as alterações em nosso organismo são as mais diversas. Sofremos alterações visuais, percepção visuo-espacial, cognitivas e motoras. Essas alterações nos atrapalham quando estamos dirigindo ao anoitecer; quando cruzamos com um veículo com o farol aceso; quando percebemos menos os objetos se movimentando ao redor; quando demoramos para tomar decisões.

Mas o envelhecimento em si, não torna alguém em mal motorista. Nós, profissionais de saúde, cuidadores e familiares devemos orientar aos idosos para que façam uma autoavaliação, avaliem suas capacidades, sempre lembrando que o ato de dirigir é um privilégio e não um direito, e que a segurança pública precisa ser mais importante que os seus desejos, afinal os acidentes de trânsito geralmente envolvem outras pessoas.

É importante que essas conversas, sobre a hora de deixar a direção, aconteçam precocemente, pois alterar comportamentos consolidados são mais difíceis e a compreensão será muito mais dificultada.

Temos alguns comportamentos e situações que indicam que a família deve procurar ajuda profissional para que este idoso seja avaliado quanto a direção de veículos. Algumas situações e comportamentos que indicam essa necessidade: quase bater o carro, com frequentes colisões iminentes; distrair-se ao volante; mudar de pista sem ligar a seta; confundir pedais ou ter dificuldade em mudar; demonstrar raiva constante na direção; ter dificuldade em observar placas e sinais; receber “buzinadas” frequentemente; receber multas frequentes; mudar de faixa sem avisos ou motivos; entre outras.

A prevenção é a melhor forma de evitarmos problemas. Procure conversar com seus familiares. Cultive este hábito, pois a adoção deste ajudará muito quando chegar a hora deste idoso ter que entregar as chaves do seu veículo. Ao perceber essas dificuldades, procure ajuda profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...