segunda-feira, abril 29, 2024
Home Destaques Doença Celiatica: sintomas e tratamentos

Doença Celiatica: sintomas e tratamentos

Por Redação 

Diarreia, prisão de ventre, anemia e dor abdominal são alguns dos sintomas sofridos por pessoas sensíveis à ingestão do glúten em todo o mundo. Neste mês, a campanha do Maio Verde alerta para a conscientização sobre a doença celíaca. Silenciosa, ela atinge aproximadamente 2 milhões de brasileiros, segundo dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), e a grande maioria deles ainda não tem diagnóstico.

A doença celíaca é o quadro em que a mucosa intestinal sofre um importante processo inflamatório quando exposta a essa proteína. De acordo com a nutróloga Dra. Hilloa Rodrigues, o glúten pode ser encontrado no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces. Segundo ela, o quadro provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

“De modo geral, os sintomas aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. No entanto, isso não é regra. Os portadores da doença celíaca podem manifestar sintomas como diarreia ou prisão de ventre crônica, dor abdominal, inchaço na barriga, danos à parede intestinal, falta de apetite, baixa absorção de nutrientes, osteoporose, anemia, além de perda de peso e desnutrição”, explica.

Segundo a nutróloga, o diagnóstico da doença celíaca ocorre através de exame clínico com médico especialista, que vai analisar os sintomas apresentados. “Além disso, pode ser realizada a biópsia do intestino, por meio de endoscopia. Também podem ser requeridos exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten”, aponta.

Dra. Hilloa também explica sobre as formas de tratamento para a condição, sendo que o principal deles é a dieta com total ausência de glúten. “Isso porque quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. No entanto, essa é a maior dificuldade para os pacientes, de conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida”.

Ela ressalta ainda que os celíacos têm risco aumentado de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...