terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques E porque vamos falar de PAZ?

E porque vamos falar de PAZ?

Por Dôra Paiva

Segunda foi dia 01 de abril de 2024, nele comemoramos o Dia da Mentira ou Dia da Enganação. É costume tradicional das pessoas “pregarem peças”, armarem as pegadinhas, inventarem situações de lorotas e mentiras, tudo por brincadeira, para tirar “um sarro”. Porém hoje, sexta-feira, 5 de abril, escolhemos para abordar um assunto que não é lorota, nem pegadinha, trata-se de uma grande verdade. Vamos falar de PAZ e da PAZ. Que é um sentimento de extrema importância para todos, neste momento crítico, que o nosso planeta está vivenciando.

Iniciaremos o nosso texto, com base na colocação da Eleanor Roosevelt. Diplomata, embaixadora dos Estados Unidos, na Organização das Nações Unidas – ONU, entre 1945 e 1962. Ela assim falou: “Não basta falar de PAZ. É preciso acreditar nela. É preciso trabalhar por ela”. Pegando esse gancho, vamos esclarecendo que a palavra PAZ, deriva do latim Pax e pode ser ser definida, como um estado de calma e tranquilidade. É a ausência de perturbação e de agitação.

E PORQUÊ FALAR DE PAZ? Ela é primordial para o nosso crescimento, seja ele pessoal, profissional ou espiritual. É muito importante para todos, a vivência em um cenário pacífico e em harmonia. No entanto, hoje estamos visualizando um cenário de extrema violência em todos os aspectos; com medo e insegurança . A PAZ personifica a Justiça, a Liberdade e a Igualdade. Ela carece de um desenvolvimento em todos os cidadãos, da noção de tranquilidade e da interdependência entre a Natureza, o Meio Ambiente e a Sociedade. A coexistência da PAZ, é um grande desafio para todos nós. Falar de PAZ e da PAZ, é desenvolver em todos, sentimentos de irmandade. É aquele arrear das armas do Poder, com os olhos da Empatia. É pensar no NÓS esquecendo o EU.

COMO CONSTRUIR A PAZ? Esse é um grande exercício diário, no âmbito familiar, no social ou no profissional. Como falar de PAZ, se não está sendo feito um investimento pessoal voltado para um contexto universal. A ausência de PAZ, não atinge somente o nosso Estado, o nosso país ou a nossa Comunidade. Ela vai avançando fronteiras e invadindo territórios internacionais, gerando grandes e graves conflitos, a exemplo da situação do leste europeu, com a disputa entre a Rússia e a Ucrânia.

O Frei Jaime Bettega, frade Franciscano Capuchinho, escritor, mestre e doutor em Teologia. Fundador do Projeto Mão Amiga, afirmou em certa ocasião: “Não treine para ficar em forma, treine para ficar em PAZ”. Para ele, treinar a PAZ, é descortinar uma nova postura, é prestar atenção aos detalhes e levar uma vida mais simples. Esse treino deve ser priorizado com urgência e com muita dedicação e disponibilidade para a sua prática.

A cultura da PAZ sempre esteve presente na sociedade, nas falas e ações de várias figuras de grande relevância sociocultural. Pessoas como Mahatma Gandhi; Madre Teresa de Calcutá; Santa Dulce dos Pobres; Chico Xavier; Papa João Paulo II, dentre outros. E tudo sem levar em consideração ao Santos das Igrejas, que foram os grandes Promotores da PAZ, e que deixaram um grande legado para toda a Humanidade. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto:www.gauchazh.clicrbs.com.br

           www.revistaafrodite.com.br

Imagem:www.jmarcosbezerra.blogspot.com

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...