quinta-feira, maio 9, 2024
Home Destaques Gênero e termos.

Gênero e termos.

Por Valquiria Pinto.

Hoje vamos conversar sobre um assunto que é muito importante que todos saibam que é,
Gêneros e termos sobre a óptica da Psicanálise.

Gêneros e sexualidades noções
Se até quase ao século XIX a sexualidade havia permanecido no domínio exclusivo da ordem moral e religiosa e orientada por postulados teológicos que distinguiam o lícito do ilícito, com o advento da modernidade, este campo da vida dos indivíduos adquire, para várias instâncias do saber, uma importância estratégica, passando a estar sujeito a novos mecanismos de controle e institucionalização (Michel Foucault).
É impossível deixar de falar da emergência da sexologia sem destacar a influência dos paradigmas emergentes da psicologia no virar do século XX. Entre estes contributos, a obra de Freud, S, fundador da psicanálise, constitui uma incontornável referência. Onde ele vem reiterar a importância da sexualidade e em particular das experiências localizadas na infância para a vida psíquica dos indivíduos. Para o psicanalista, as identidades sexuais, longe de serem estáticas e definitivas, vão sendo moldadas ao longo do tempo por meio da “repressão” exercida pelas normas sociais sobre as pulsões sexuais inatas o qual vemos hoje uma parte da sociedade adoecida. Alguns herdeiros deste legado, como o autor e psicanalista Wilheim Reich continuaram em décadas posteriores a postular a necessidade de uma revolução sexual como parte fundamental de uma revolução social.
Desta forma, a sexualidade é entendida como o resultado de uma intervenção psicológica, por forma a adequar a natureza humana predisposta a uma normalidade fixada socialmente, faz saber a necessidade de saber alguns termos aos quais as pessoas desconhecem por falta de informação, então vamos lá.
Gênero é a identificação das pessoas como, por exemplo, homens e mulheres. Sua construção é social. Orienta papéis e expressões de gênero, independentemente do sexo biológico, e remete a traços culturais e históricos.
A sexualidade humana é compreendida como o conjunto de comportamentos, desejos e necessidades de satisfação sexual, conforme a demanda de nossos afetos. A sexualidade humana está presente desde o período intrauterino do feto e assim segue até à morte. E ela pode sim se modificar a partir das experiências vividas. Devemos entender que ela não é fixa, porém podemos chama-la de fluida, dinâmica e plural. Portanto, os desejos e atrações sexuais podem variar de acordo com as maneiras como nos permitimos experimentá-las. Vamos entender alguns termos relacionado ao assunto.
Sexismo/machismo São comportamento de indivíduos que são contra a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros. Esses sujeitos expressam por opiniões ou atitudes que o homem heterossexual é superior a todos os demais seres humanos que não se encaixam dentro desse padrão. Sendo assim, o machista é aquele que pratica ou exerce o sexismo. A lógica do sexismo existe há alguns séculos e está arraigada em culturas das sociedades burguesas ocidentais, tanto no sistema econômico e político mundial, como nas religiões, na mídia e no núcleo familiar, o qual apoia-se em um regime patriarcal, em que o homem representa a liderança. Nessa conjuntura, a mulher é colocada em um lugar de submissão, perdendo seus direitos e até mesmo a livre expressão. Nessa lógica, é forçada pela sociedade machista a adequar-se às vontades de seu marido ou pai, caracterizando-se, assim, um tradicional sistema patriarcal.
Heterossexualidade compulsória É um conceito que identifica o processo cultural e pedagógico de convencimento ou de imposição da “diferença de sexos”, criando hierarquias, como, por exemplo, a crença de que o sexo feminino é o oposto do masculino, sendo a ele inferior e subordinado.
Atração É o desejo que uma pessoa pode sentir em relação à outra ou à outras ou à algo.
Demissexual É uma pessoa cujo desejo sexual só é despertado numa relação se houver uma conexão emocional ou ainda intelectual.
Alossexual É o indivíduo que tem relacionamento sexual com outras pessoas, mas que não necessariamente possui envolvimento emocional.
Arromântico São pessoas que não possuem ou têm pouca atração romântica. Não deve ser confundido com orientação sexual, pois os arromânticos podem ter qualquer orientação sexual, e, também, sentir desejos sexuais com outras pessoas. Alguns desses indivíduos podem ter também um relacionamento do tipo platônico. Outros podem apresentar dificuldades para diferenciar a afeição que sentem por amigos ou família, com a que percebem em relação à pessoa que poderia ser uma parceira romântica.
Intersexo É um termo atualmente utilizado para designar uma pessoa que nasce com
dois órgãos genitais. Antigamente, denominava-se hermafrodita – termo que deixou de ser
utilizado em função de sua conotação biologizante. Podemos dizer que a pessoa intersexo é
aquela que nasce com genitálias relacionadas ao sexo feminino e ao masculino. Por exemplo, uma menina pode nascer com o clitóris visivelmente grande ou com ausência de abertura vaginal, e um menino pode nascer com o saco escrotal dividido e com formato mais semelhante a lábios vaginais, ou, ainda, uma pessoa pode nascer com uma variedade genética – algumas das suas células podem ter cromossomos XX e outras cromossomos XY. Atualmente, há um grupo de pessoas intersexo que vem lutando para que a intersexualidade não seja tratada como uma patologia, mas sim como uma variação; eles também lutam para que cirurgias “normatizadoras” não sejam realizadas no nascimento da criança, uma vez que elas mutilam e moldam órgãos genitais que nem sempre estarão de acordo com a identidade de gênero ou orientação sexual daquela pessoa.

Valquiria A Pinto
Psicanalista Esportiva e Clínica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Sulamericana e Libertadores a todo vapor

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana o destaque do futebol é a Sul Americana e Libertadores e já começou nessa terça dia 07/05 na...

A Medicina do Futuro

Por Dr Guilherme Britto  Você já imaginou ser assistido por um único médico que consegue cuidar das suas deficiências hormonais, gerenciar seu sistema cardiovascular, fazer...

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...