terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques Hedonismo: você sabe o que é?

Hedonismo: você sabe o que é?

Por Dôra Paiva 

Nesta quinta matéria de Positividade, escolhemos falar resumidamente, sobre um tema pouco explorado em nossa sociedade pós moderna. Esse tema cuja origem é  muito antiga, pois se originou na Grécia Antiga, ainda é  pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Até  a sua denominação, assusta alguns, justamente por  causa do desconhecimento das nuances,  que se alocam  em torno dele. Estamos falando do Hedonismo, palavra  originada  do grego Hedonikos, cujo significado  é “prazeroso”.

Essa estrutura filosófica e  ética, surgiu na Grécia Antiga, objetivando mostrar a busca do prazer, por meio de tarefas, ações e  atos praticados  por alguém.  A sua finalidade é  a busca  pelo prazer, que é  para os seus adeptos, o único propósito  da vida. Esse prazer, significa  muito mais que uma simples prazer, na área da sensualidade. 

Ele possui duas categorias  distintas em conceituação.  Elas são: Hedonismo ético Hedonismo psicológico.

*Hedonismo ético – nele o indivíduo faz a contemplação  do prazer e dos bens materiais, como sendo as coisas  mais importantes  da sua vida. As suas  ações  devem trazer o máximo de prazer, de felicidade, onde o  sofrimento pode ser evitado, em razão  da realização  de um bem coletivo. 

*Hedonismo psicológico  – está simbolizado em uma estrutura  de obtenção  de maior prazer e de menos  sofrimento. É a busca pelo prazer e para a felicidade, livrando- se  das dores, através  de algumas formas e maneiras adequadas.

Embora o Hedonismo,  tenha surgidos antiguidade da Grécia, ao longo dos tempos o seu conceito e significado, vem sofrendo alterações por conta das interpretações  dadas pelas pessoas. Na atualidade, esse conceito  está intimamente  ligado ao prazer na aquisição  de bens de consumo. O homem pós moderno, tem como traço personalistico marcante, a realização  de  prazeres efêmeros, por conta da sua gritante individualização.  O Hedonismo  na atualidade, é  caracterizado  pelo imediatismo.

A vida  não é feita unicamente  de prazeres  e de felicidade plena. Possuímos  as chamadas cavernas internas, que são  os nossos grandes desafios  que  se apresentam para nós.  Todos nós indistintamente, as possuímos. O prazer em excesso, se envolve com o vício. E  esse vício levará o ser humano para a sua destruição, pois ele gera ansiedade, tristeza  e frustrações.

A vida precisa ter propósitos, que não serão  apenas para alguns  momentos. Esses propósitos  são para a vida inteira.  Eles não transitam com o imediatismo, nem com o hedonismo. Quem vive exageradamente  em busca do prazer, não possui propósitos. Os princípios  da hombridade, do Amor, da fidelidade  e da empatia, foram praticamente  deixados de lado, em razão dessa busca desenfreada pelo prazer.

Epicuro de Samos, grande filósofo e  pensador grego, criador e mentor do Hedonismo,  escreveu a seguinte  frase: O prazer é  o princípio  e o fim de uma vida feliz”.  Porém ele associava o prazer  à  ideia de equilíbrio e serenidade. Para ele, o prazer não era uma simples satisfação física, mas o caminho para  se atingir a felicidade. 

E assim, em breves linhas tentamos trazer esse conhecimento, que para muitos ainda é uma incógnita. Em outra oportunidade, vamos explorar  mais e aprofundar esse tema, que é  muito rico e palpitante. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

 

Referências 

Texto:www.todamateria.com.br

            www.todoestudo.com.br

Imagem: www.pinterest.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...