terça-feira, abril 30, 2024
Home Cultura Literatur foca na formação de novos leitores em edição de 2023

Literatur foca na formação de novos leitores em edição de 2023

Por Redação 
 

Debates, mesas redondas e conversas sobre literatura, turismo e a origem dos livros baianos vão dar o tom da edição 2023 do Literatur, agendado para o segundo semestre – neste ano em parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB). Uma cerimônia na sede da ALB na última quarta-feira (17) celebrou a união durante o lançamento da Literatur 2023, com a presença de alunos de duas escolas estaduais de Salvador que puderam fazer uma visita guiada pelo casarão da academia e conheceram o presidente da ALB, o antropólogo e professor Ordep Serra, os curadores do evento, a jornalista e produtora cultural Camilla França e o escritor Edgard Abbehusen, e a diretora geral do Literatur, Patrícia Werneck.

Até a edição no segundo semestre, o projeto vai promover o Literatur na Comunidade em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia, aportando em escolas estaduais em Salvador e cidades do interior que já vivem a experiência de festas literárias, onde vai permanecer por dois dias em cada unidade de ensino permitindo a experiência para os alunos, que serão agentes de produção junto aos curadores, professores, diretores e com a equipe da Mais Ações Integradas, realizadora do Literatur. A ação acontece como forma de concretizar o objetivo de formar novos leitores e incentivar a leitura entre os mais jovens, proposta endossada pela Academia de Letras da Bahia e que teve destaque no convite de Ordep durante a apresentação para os alunos das escolas estaduais presentes no evento: “A casa é de vocês todos. Os acadêmicos estão aqui para conservar este acervo, para produzir, mas a casa é de vocês, apareçam sempre”.

Camilla França destacou, no encontro, a experiência exitosa que é o Literatur e a aproximação com o público juvenil a partir da valorização das redes sociais como espaços de divulgação da literatura: “É um projeto que nos permite explorar os mais amplos campos da escrita, fortalecendo a produção literária seja do objeto, do livro, seja  no campo digital. E ultimamente fortalecendo inclusive a presença e potencial das redes sociais como espaços de difusão desse conhecimento”. Edgard Abbehusen celebrou o sucesso das primeiras edições, em 2022, e falou da expectativa para a parceria com a ALB: “É uma honra ter contribuído para fomentar a literatura na Bahia ao lado de uma equipe especial e dedicada que trabalhou incansavelmente para tornar este evento possível. Mal posso esperar para ver o que o futuro reserva para essa união entre a Academia de Letras e esse projeto tão inspirador que é o Literatur”.

Patrícia Werneck é diretora geral do Literatur e defende que o foco principal do projeto é unir turismo e literatura a partir da origem dos autores baianos: “Nosso olhar é de onde vem o livro, quais as experiências que aquele lugar de origem do autor influenciaram na sua produção. A questão cultural, social, econômica, qual é a história por trás do lugar de onde aquele autor e aquele livro nascem e como isso influenciou a formação desse autor e a criação da obra”. 

Coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Educação da Bahia, Larissa Lima vê na aproximação do Literatur com a comunidade de escolas estaduais da capital e do interior a possibilidade de ressignificar a visão estereotipada contra os estudantes: “Nós temos muitos estudantes engajados, que amam literatura, que querem conhecer os espaços. O Literatur já começa provocando a conhecer outros espaços da sua própria cidade e faz esse movimento de fortalecer a literatura, que ela, de fato, transforma vidas. Aqui, por exemplo, nesse espaço da Academia Baiana, foi muito forte ver o quanto os alunos ficaram impactados ao ver uma pessoa que parecia com eles, que foi Mãe Stella de Oxóssi, uma mulher negra. A gente precisa fazer esse movimento de mostrar que sim, é possível, que tiveram outras pessoas que chegaram antes e que a gente pode continuar ocupando esses espaços”.

A cerimônia de lançamento contou com performances artísticas da poeta Mariana Guimarães e do Slam das Minas, além do show de Mateus Cedro. Marcaram presença no evento nomes como a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Piti Canella, e o cantor Gerônimo. LiteraTur é realizada pela Mais Ações Integradas e patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo.

Crédito das fotos: Sidnei Florêncio | @sidneiflorenciooficial

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...