terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques Mãe Solteira? Não, Mãe Solo!

Mãe Solteira? Não, Mãe Solo!

Por Dôra Paiva 

O Dia das Mães, sempre é comemorado com muita alegria, no segundo domingo de Maio. Em 2023, essa data será festejada no dia 09/05. Como sempre, é uma data onde o comercio varejista, a mídia televisiva e o povo em geral, se mobilizam para comprar um presente, uma lembrancinha ou até para realizar um almoço confraternativo, pela passagem da data. Várias crônicas  e matérias  são publicadas enaltecendo a figura  dessa mulher guerreira e voluntariosa, que atende pelo sagrado nome de MÃE. 

Hoje, a coluna Positividade com muito amor, carinho e respeito, vai fazer uma abordagem sobre uma expressão  nominal, surgida recentemente e muito presente nas sociedades, nos dias atuais. Há uns tempos atrás, esse grupo de mulheres  era muito discriminado e até  rejeitado. Tudo isso por conta de um moralismo sem precedentes, maldoso e cruel. Essa comunidade  composta por mulheres aguerridas, eram denominadas  MÃES SOLTEIRAS.  Nessa época ser uma Mãe, nessa situação, era um grande motivo para que a mesma fosse olhada, visualizada e julgada, através  uma espécie de olhar nublado e embaçado pelo puro preconceito.

Com o avançar dos tempos, esse panorama foi aos poucos sendo transformado. Olhos mais justos e caridosos, foram descortinando e entendendo com maior presteza, esse Universo. Barreiras foram derrubadas, mitos foram eliminados, em razão  do intenso enfrentamento  que essas Mulheres, Mães Solteiras, tiveram que sustentar e impor para uma sociedade, o seu real valor. Estamos falando de uma  guerreira  voluntariosa e tão importante, a MÃE SOLO. Afinal, o que vem a ser uma MÃE SOLO?

Muito embora essa denominação ainda não esteja inclusa nos dicionários e nas gramáticas da língua portuguesa, ela começa a ser visualizada com uma outra conotação. Esse termo, agora está sendo aplicado, à todas  Mulheres, que são responsáveis integralmente, tanto nas questões  financeiras quanto nas  afetivas, por um núcleo familiar.  MÃE SOLO é  aquela mãe que assume toda a responsabilidade  dos seus filhos. Ela é  aquela que sem a presença  paterna, assume com dignidade e vigor o comando de  uma  família monoparental (aquela que  é  formada apenas por um pai ou por uma mãe).

Ainda não existe uma legislação vigente, que seja específica para as MÃES SOLO. Entretanto, elas  já começaram a serem respaldadas por alguns instrumentos legais. Fato esse que no momento, representam conquistas e vitórias para essa comunidade. Vejamos abaixo algumas delas:

1.O Projeto de Lei 3717/21,  de autoria  do Senador Eduardo Braga.  Por essa PL, ficou assegurado por um período de 20 anos, uma série  de benefícios para aquelas que  assumem  a casa e os seus filhos sozinha.

2.A Lei dos Direitos da Mãe Solo- apesar de ainda estar percorrendo  os trâmites  legais, visando a sua promulgação, essa Lei estabelece  alguns ganhos para essas Mulheres.  Entre esses ganhos destacamos: pagamento em dobro, de alguns benefícios. Ter prioridade nas creches disponibilizadas para os seus filhos menores. Licença maternidade  de 180 dias  e subsídio  para os transportes.

Essa Lei que tem como objetivo principal, dar o amparo às Mães   e aos seus dependentes, nas áreas de Assistência Social, Mercado de Trabalho, Habitação, dentre outras. Como esse Projeto de Lei ainda está em tramitação, ele será analisado por uma Comissão Especial, criada para esse fim e depois de analisada, seguirá para a votação na Câmara  de Deputados.

O Papa Francisco, durante a sua trajetória  pastoral, tem demonstrado grande preocupação para com as Mulheres. Em um dos seus discursos  ele fez a seguinte colocação: “Não  existe Mãe Solteira, Mãe não é estado civil. Por que chamamos as MÃES que não são casadas, de Mãe Solteira, se pai sempre é pai?” Grande reflexão nos trouxe o representante maior, da Igreja Católica Apostólica Romana. Muito embora a nomenclatura  tenha mudado, porém  os desafios  continuam. E  nós, ficamos aqui torcemos para que essas gloriosas  e corajosas Mães,  continuem  batalhando, afim de que os seus direitos, sejam cada vez mais respeitados e preservados. Pense nisso carinhosamente.  Namastê! 

 

Referências:

Muito embora, este seja um texto autoral, porém ele contém dados coletados no:  www.camara.leg.br

Imagem:www.fernandateles.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...