segunda-feira, abril 29, 2024
Home Decoração e Paisagismo Memória Afetiva pra Decorar

Memória Afetiva pra Decorar

Por Angelica Schianta

A memória afetiva pode ser capaz de transformar a percepção de distanciamento que existe muitas vezes em nossa vida atual, vida contemporânea e digital! Nos arquitetos já notamos o vinculo das pessoas com o seu ambiente próximo e intimo, e com carinho, respeito e simplicidade estamos bolando ambientes de memórias que relaxam, acalmam, recarregam e aumentam a alegria e a felicidade através das lembranças carinhosas, quer seja por um objeto, uma música, um aroma ou cores da história da nossa vida ou da nossa família.
I
Em nossa casa elaboramos o nosso sentimento de pertencer a um lugar, o nosso reduto de acolhimento, amor e proteção. Neste quesito, decorar afetuosamente nos diz para escolher artigos plenos de memórias e com o poder de nos ligar profundamente ao lugar, o vínculo com as pessoas, quer seja com os móveis antigos, fotos, souveniers de viagens.
O legal é valoriar esses registros, principalmente para quem passa boa parte do tempo em casa. Esses itens não devem ser escolhidos pensando somente na praticidade ou na beleza deles, isso também é importante, mas, não só isso, o que vale mesmo, em especial, é a história que eles podem contar, isso poderá tornar a casa, o lar, num abrigo que nos trará um sentimento de conforto e de proteção.
Este modo de decorar nos trará além do valor do pertencimento, nos dará uma maior qualidade de vida, pois a nossa casa deverá ser sempre o nosso abrigo, agradável e de sentimentos positivos. Coisa boa é nos sentirmos bem e felizes em casa.

Agora, como podemos fazer a decoração afetiva em nossa casa?
È necessário trazermos objetos que lembrem as histórias pessoais das pessoas que moram lá, pode ser lembranças de viagem, de infância, itens de família, fotos, tudo muito bem escolhido para ficar espalhado em harmonia no lugar sem sobrecarregar visualmente, e também, que emanem sentimentos positivos, como por exemplo: plantas, puffs e almofadas macias, cores vibrantes, louças, livros, pinturas, discos antigos.
Usando a criatividade teremos esse estido de decorar gastando muito pouco. Ah, vale também criar um cantinho especial com essas memórias, se você não quiser mudar a casa toda ou um ambiente inteiro, assim você renova o espaço e traz bons sentimentos.
Desejo muita criatividade, alegria e sentimentos positivos nessa decoração afetiva. Até a próxima coluna, querido (a) leitor (a) do Portal Som de Papo.
Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista, Conservadora/Restauradora de Bens Culturais.
@angelica_schianta
@estudioturmalina

Fontes de pesquisa e imagens:
www.morarmais.com.br
WWW.blog.archtrends.com

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...