domingo, maio 19, 2024
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Mercado Plus Size: uma tendência cheia de desafios

Por Paula Furtado

Segundo o Sebrae em seu site a demanda para tamanhos grandes cresce a cada ano e portanto aconselha que lojistas se atentem e abram espaço para esse novo nicho de consumidores.
A moda Plus Size é uma área que cresce 10% ao ano e já movimenta R$6 bilhões no país, 25% do setor de vestuário e tem expectativas de alcançar os R$15 bilhões em faturamento até 2027.
Esse crescimento tem como umas das causas a visão e o debate cada vez mais extenso sobre a inclusão e aceitação dos corpos fora do padrão, impulsionado pelo alcance da internet e das redes sociais.
Esse movimento que não começou hoje, mas ganhou força durante a pandemia e tende a crescer ainda mais, pois esse público de consumidores está cada vez mais empoderados, demandando uma maior qualidade e diversidade sobre as peças e estilos.
Mesmo percebendo a necessidade comercial para o Mundo Plus, ainda não são todas as lojas que se abriram a essa visão e tendência.
São inúmeras as pessoas que reclamam da disponibilidade dos tamanhos, mesmo em lojas que se afirmam Plus, de maneira que vendedores e lojistas tratam os clientes, por exemplo,” Quem nunca percebeu olhares maldosos? Ou foi interceptado na porta da loja com a afirmação de que não haveria nada que coubesse ?” Tipico caso de preconceito e discriminação.
Outra reclamação que encontramos na moda Plus se deve a diversidade, qualidade e acabamento de muitas peças,Muitas redes de lojas não se atentam a necessidade de personalização de suas peças para que se adequem aos gostos pessoais de seus clientes.
Encontramos ainda a dificuldade dentro do mercado da moda plus com a pouca valorização das modelos, são poucas as que conseguem espaço e reconhecimento apesar do muito que é investido.E se não há espaço para as modelos, como esperar que haja reconhecimento com a marca, porém essa falta de aceitação é fruto da gordofobia que faz com que não seja considerado elegante ter exposto produtos Plus em vitrines ou catálogos, por exemplo.
Para além de toda dificuldade encontrada é preciso entender que abraçar o Mundo Plus e fornecer um mercado competitivo está além de trabalhar ou não com um nicho, mas se abrir a um mundo de inclusão. Todos nós queremos ter nossas necessidades, todos nós merecemos ser incluídos, sendo diferentes de um padrão estabelecido ou não.
Inclusão e oportunidades são assim as palavras que movem esse mercado, pois é também uma forma de incentivar a geração de empregos, com a criação de rendas desde a produção, distribuição e publicidade e todos os aspectos que envolvem o mercado da moda no Brasil.
Concluindo que possamos entender que o mundo não para, não é possível frear os avanços de uma época, ou nos adequamos e vivemos ou seremos esmagados pela concorrência e hoje a palavra que define nossa sociedade é diversidade.
O mundo é diverso, o mercado, portanto,apesar de todo desafio, também deve ser!
Assim seja!
Biografia: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/11/mercado-bilionario-demanda-cresce-e-moda-plus-size-planeja-r-15-bilhoes-de-faturamento-ate-2027.ghtml
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/moda-plus-size-explore-este-nicho-de-mercado,5e48088ec0467410VgnVCM1000003b74010aRCRD

 

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