quinta-feira, maio 2, 2024
Home Destaques Ninguém é de ferro, não é? Entre ser de ferro e de...

Ninguém é de ferro, não é? Entre ser de ferro e de carne e osso

Por Paulo Roberto Reis

Instagram: @psipaulorobertoreis

Sabe aquele cansaço, aquele estresse, aquela ansiedade, aquela falta de ânimo? Você se sente ou já se sentiu assim? Pois é, vivemos numa correria frenética, que nem sempre nos ajuda a ter saúde mental. Ao longo do curso de vida, aprendemos que precisamos ser fortes o tempo inteiro, para darmos conta de tudo. Desse modo, há um enorme esforço da nossa parte para sermos bons esposos, pais, filhos, amigos, vizinhos, estudantes, colegas de trabalho e muitas outras funções. De alguma maneira, estamos sempre correndo para cumprir com esses papeis. Pensemos, por exemplo, na situação da mulher, que muitas vezes tem uma tripla ou quadrupla jornadas de trabalho. A mulher tem que dar conta da casa, cozinha, roupas, filhos, marido, pais, profissão e de diversas realidades.

Pensemos, também, naquela pessoa que vive sobrecarregada de trabalho, com excesso de demandas e longos expedientes de laboração. Essa pessoa vive correndo pra lá e pra cá numa velocidade recorde. O mundo cibernético e das tecnologias é uma demonstração de que tudo acontece como se fosse – e é – um clique na tela do celular. Daí a premissa que a exposição ao uso de aparelhos digitais transporta sentimentos, ideias, imagens, pensamentos e até mesmo pessoas. Sim, algumas pessoas estão desaparecendo do online das relações, dos afetos, das memórias e das construções de sentido, e sobrevivendo de conectividades digitais.

Na composição social hodierna, a maioria das pessoas vive esse dilema entre ser de ferro e ser de carne e osso. São tantas tarefas que nos atravessam durante o dia-a-dia, que muitas vezes não cuidamos de nós mesmos. Parece faltar tempo para realizar as atividades mais elementares da vida. Ouso dizer que é apenas um parecer mesmo. Nessa esteira, tenho algumas provocações. Será que é falta de tempo ou falta de gerenciamento do tempo? Ou estamos ocupados demais em responder ao sistema socioeconômico a ponto de nos esquecer de nós mesmos?

Falar sobre saúde mental é refletir sobre autocuidado. O autocuidado é essencial para a produção de um estilo de vida saudável, que leve em conta todas as nossas dimensões: física, mental, espiritual e social. Isso significa dizer que não somos máquinas ou produtos de uma série de funções e obrigações. Você, assim como eu, deve ter dito em algum momento pra si mesmo aquela expressão: “eu não sou de ferro, sou de carne e osso”. A metáfora “carne e osso” ilustra bem a definição de ser gente, de ser pessoa, escancarando as nossas fragilidades e definindo a nossa identidade enquanto seres sensíveis, limitados e finitos.

Pensemos concretamente na nossa realidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo – são mais de 18 milhões de pessoas diagnosticadas com transtornos de ansiedade -, além disso, o desgaste gerado nesse processo demarca altas taxas de adoecimento mental. Dessa maneira, esses dados resultam do pressuposto “sermos de ferro”, que dentro dessa conjuntura carrega o contraditório de “não sermos gente”. Entretanto, somos de carne e osso, mas somos coagidos, dentro da cultura vigente, a agirmos como se fôssemos de ferro consumidos pelo fogo produzindo o tempo inteiro com a mesma força e intensidade.

 É interessante pensarmos que estamos sendo extraídos, assim como o ferro, da nossa vida de sentidos para uma sobrevida de cansaço e estresse. As alegorias “não sou de ferro” e “sou de carne e osso”, numa perspectiva analítica mais profunda, podem carregar significados de sofrimento psíquico. Alguém poderia traduzir com as seguintes elocuções: socorro, estou sofrendo ou simplesmente – e não banal – preciso de ajuda! Em síntese, ninguém é de ferro, não é? Mas, sim, de carne e osso. Cuide-se!

Reflexão autoral de Paulo Roberto Reis, mestrando em Estudos de Linguagens (UNEB), graduado em Psicologia e Teologia (UCSAL), pós-graduado em Gerontologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), e pós-graduando em Neuropsicologia.

Referência:

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. CNS promoverá live sobre a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2971-27-04-live-transtornos-mentais-e-adoecimento-no-ambiente-de-trabalho-como-enfrentar Acesso em 28 de março de 2024.

FONTE DE IMAGEM: Homem de Ferro, Google. Homem de Ferro (Iron Man) é um personagem dos quadrinhos publicados pela Marvel Comics.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...