sábado, maio 18, 2024
Home Arte e Literatura O monstro do Frankenstein nos filmes da Universal

O monstro do Frankenstein nos filmes da Universal

Por Nelsinho Toledo

Nas décadas de 1930 e 1940 , o gênero mais característico dos Estúdios da Universal foi o terror. Esse gênero foi decisivo para a sobrevivência do Estúdio , principalmente nos duros anos da Depressão americana.
A grande investida da Universal no gênero terror teve início em 1931, com o lançamento do filme DRÁCULA, com Bela Lugosi, no papel principal. A estréia de DRÁCULA aconteceu no Dia dos Namorados, em fevereiro de 1931.
Nesse mesmo ano, diz a lenda que Bela Lugosi foi convidado para interpretar o monstro de Frankenstein no filme que seria dirigido por James Whale nos Estúdios da Universal. Lugosi, teria recusado o papel, abrindo caminho para que Boris Karloff assumisse essa personagem.
O filme FRANKENSTEIN entrou em produção em agosto de 1931 e marcou para sempre a carreira de Karloff. A figura ameaçadora do monstro de Frankenstein jamais será esquecida, graças à interpretação de Karloff , que conferiu um toque de humanidade ao papel, e ao brilhante trabalho de Jack Pierce, o mestre da maquiagem dos Estúdios da Universal.


Em janeiro de 1935, a Universal deu início à produção de A NOIVA DE FRANKESNTEIN/BRIDE OF FRANKENSTEIN, continuação do sucesso de 1931, também dirigida por James Whale e estrelada por Boris Karloff (no papel do monstro, é claro). Considerado o melhor filme de terror da fase clássica, A NOIVA DE FRANKENSTEIN é um ótimo exemplo de como uma seqüência pode ser melhor que o filme original. Agora, o monstro está mais humano do que nunca e aprende até a falar. Ele conversa com seu criador (Colin Clive), com o cientista louco Dr. Pretorius (Ernest Thesiger) e com sua “noiva” (Elsa Lanchester) . O final da história é trágico. Rejeitado por sua “noiva”, o monstro prefere explodir o laboratório do Dr. Frankenstein, mesmo que isso também cause sua destruição. Mas o monstro não morre.


Em 1939, o monstro está de volta no filme O FILHO DE FRANKENSTEIN/ SON OF FRANKENSTEIN. Pela terceira e última vez em sua carreira, Boris Karloff usou a maquiagem do monstro de Frankenstein. Estranhamente, nesse filme, o monstro entra em cena mudo e sai de cena calado. Se ele falava no filme A NOIVA DE FRANKENSTEIN, por que ficou mudo em O FILHO DE FRANKENSTEIN ? Esse mistério nunca foi explicado. Quem se saiu bem com o silêncio do monstro foi Bela Lugosi, também presente no elenco de O FILHO DE FRANKENSTEIN. Lugosi interpretou o pastor Ygor, assassino que sobreviveu a um enforcamento e que ficou fisicamente deformado. Ygor torna-se amigo do monstro e o utiliza para vingar-se dos membros do júri que o condenaram . Lugosi acabou “roubando a cena” no filme e o monstro , sem a humanidade e a sensibilidade verificadas nos filmes anteriores, ficou em segundo plano. Karloff nunca mais quis interpretar o monstro.

FILMES CITADOS NESTE TEXTO :

FRANKESNTEIN/FRANKESNTEIN/1931
Duração: 70 minutos.
Diretor: James Whale.
Elenco: Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, Edward Van Sloan e Dwight Frye.
Disponibilidade: Nos Estados Unidos, em 1987, o filme ganhou uma edição restaurada, incluindo a cena da morte da menina que havia sido censurada. Essa versão foi lançada em VHS , DVD e blu-ray . O filme também foi lançado em Super 8 em versões condensadas de 200 pés (8 minutos) e 400 pés (17 minutos).

A NOIVA DE FRANKENSTEIN/BRIDE OF FRANKENSTEIN/1935
Duração: 75 minutos.
Diretor: James Whale.
Elenco: Boris Karloff, Elsa Lanchester, Colin Clive, Ernest Thesiger, Valerie Hobson, Una O’Connor. E.E. Clive e Dwight Frye.
Disponibilidade : Nos Estados Unidos, o filme foi lançado em VHS, DVD e blu-ray . Também ganhou edições condensadas em Super 8 de 200 pés (8 minutos) e 400 pés (17 minutos).

O FILHO DE FRANKENSTEIN/SON OF FRANKENSTEIN/1939
Duração: 99 minutos.
Diretor: Rowland V. Lee.
Elenco: Boris Karloff, Bela Lugosi, Basil Rathbone e Lionel Atwill.
Disponibilidade: Nos Estados Unidos, o filme foi lançado em VHS e DVD. Também ganhou edições condensadas em Super 8 de 200 pés (8 minutos) e 400 pés (17 minutos).

Observação : os três filmes com Boris Karloff como o Monstro de Frankenstein foram laçados em DVD no Brasil. Os filmes de 1931 e 1935 também foram lançados em blu-ray em nosso país.

Meus amigos, peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa Falando de Cinema pela Rede SDP TV, toda sexta-feira às 23h, horário de Brasília. Um abração a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...