Por Nelsinho Toledo
Nas décadas de 1930 e 1940 , o gênero mais característico dos Estúdios da Universal foi o terror. Esse gênero foi decisivo para a sobrevivência do Estúdio , principalmente nos duros anos da Depressão americana.
A grande investida da Universal no gênero terror teve início em 1931, com o lançamento do filme DRÁCULA, com Bela Lugosi, no papel principal. A estréia de DRÁCULA aconteceu no Dia dos Namorados, em fevereiro de 1931.
Nesse mesmo ano, diz a lenda que Bela Lugosi foi convidado para interpretar o monstro de Frankenstein no filme que seria dirigido por James Whale nos Estúdios da Universal. Lugosi, teria recusado o papel, abrindo caminho para que Boris Karloff assumisse essa personagem.
O filme FRANKENSTEIN entrou em produção em agosto de 1931 e marcou para sempre a carreira de Karloff. A figura ameaçadora do monstro de Frankenstein jamais será esquecida, graças à interpretação de Karloff , que conferiu um toque de humanidade ao papel, e ao brilhante trabalho de Jack Pierce, o mestre da maquiagem dos Estúdios da Universal.
Em janeiro de 1935, a Universal deu início à produção de A NOIVA DE FRANKESNTEIN/BRIDE OF FRANKENSTEIN, continuação do sucesso de 1931, também dirigida por James Whale e estrelada por Boris Karloff (no papel do monstro, é claro). Considerado o melhor filme de terror da fase clássica, A NOIVA DE FRANKENSTEIN é um ótimo exemplo de como uma seqüência pode ser melhor que o filme original. Agora, o monstro está mais humano do que nunca e aprende até a falar. Ele conversa com seu criador (Colin Clive), com o cientista louco Dr. Pretorius (Ernest Thesiger) e com sua “noiva” (Elsa Lanchester) . O final da história é trágico. Rejeitado por sua “noiva”, o monstro prefere explodir o laboratório do Dr. Frankenstein, mesmo que isso também cause sua destruição. Mas o monstro não morre.
Em 1939, o monstro está de volta no filme O FILHO DE FRANKENSTEIN/ SON OF FRANKENSTEIN. Pela terceira e última vez em sua carreira, Boris Karloff usou a maquiagem do monstro de Frankenstein. Estranhamente, nesse filme, o monstro entra em cena mudo e sai de cena calado. Se ele falava no filme A NOIVA DE FRANKENSTEIN, por que ficou mudo em O FILHO DE FRANKENSTEIN ? Esse mistério nunca foi explicado. Quem se saiu bem com o silêncio do monstro foi Bela Lugosi, também presente no elenco de O FILHO DE FRANKENSTEIN. Lugosi interpretou o pastor Ygor, assassino que sobreviveu a um enforcamento e que ficou fisicamente deformado. Ygor torna-se amigo do monstro e o utiliza para vingar-se dos membros do júri que o condenaram . Lugosi acabou “roubando a cena” no filme e o monstro , sem a humanidade e a sensibilidade verificadas nos filmes anteriores, ficou em segundo plano. Karloff nunca mais quis interpretar o monstro.
FILMES CITADOS NESTE TEXTO :
FRANKESNTEIN/FRANKESNTEIN/1931
Duração: 70 minutos.
Diretor: James Whale.
Elenco: Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, Edward Van Sloan e Dwight Frye.
Disponibilidade: Nos Estados Unidos, em 1987, o filme ganhou uma edição restaurada, incluindo a cena da morte da menina que havia sido censurada. Essa versão foi lançada em VHS , DVD e blu-ray . O filme também foi lançado em Super 8 em versões condensadas de 200 pés (8 minutos) e 400 pés (17 minutos).
A NOIVA DE FRANKENSTEIN/BRIDE OF FRANKENSTEIN/1935
Duração: 75 minutos.
Diretor: James Whale.
Elenco: Boris Karloff, Elsa Lanchester, Colin Clive, Ernest Thesiger, Valerie Hobson, Una O’Connor. E.E. Clive e Dwight Frye.
Disponibilidade : Nos Estados Unidos, o filme foi lançado em VHS, DVD e blu-ray . Também ganhou edições condensadas em Super 8 de 200 pés (8 minutos) e 400 pés (17 minutos).
O FILHO DE FRANKENSTEIN/SON OF FRANKENSTEIN/1939
Duração: 99 minutos.
Diretor: Rowland V. Lee.
Elenco: Boris Karloff, Bela Lugosi, Basil Rathbone e Lionel Atwill.
Disponibilidade: Nos Estados Unidos, o filme foi lançado em VHS e DVD. Também ganhou edições condensadas em Super 8 de 200 pés (8 minutos) e 400 pés (17 minutos).
Observação : os três filmes com Boris Karloff como o Monstro de Frankenstein foram laçados em DVD no Brasil. Os filmes de 1931 e 1935 também foram lançados em blu-ray em nosso país.
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