quarta-feira, maio 8, 2024
Home Destaques O sutil veneno do preconceito disfarçado de elogio

O sutil veneno do preconceito disfarçado de elogio

Por Paula Furtado

Toda Plus já ouviu ou vai ouvir frases como: “Nossa, ela é tão linda, por que não emagrece? Ou “ ela é tão linda de rosto”. Quem diz acha que está elogiando ou ajudando, mas essa fala traz consigo muita crítica e preconceito mesmo de forma disfarçada.

A Dra Vivian Rio Stella, doutora em linguística e especialista em comunicação explica que essas falas podem ser caracterizadas como microviolências, pois passam pelos preconceitos existentes na sociedade e que na verdade ferem quem as escuta ajudando a contribuir com uma auto estima desequilibrada e sentimentos de inadequação em quem ouve.

Segundo a especialista “ a diferença da micro agressão para a agressão é que na agressão eu te xingo, te menosprezo, te ofendo” por suas características, por exemplo, usar a palavra gorda, como ofensa.Já na “micro agressão, no fundo a gente faz uma piada, tira um sarro, faz um elogio velado de “coitada por ser assim”. É sutil, está enraizada, tanto que às vezes nem percebemos.

Nós mulheres, principalmente plus, devemos aprender a nos posicionar, mostrar descontentamento com respeito, mas não aceitarmos que nos façam essas agressões disfarçadas de elogios, a começar por nós mesmas, que tenhamos um olhar mais doce, mais empático, mas acolhedor sobre nós mesmos, se eu me acolho não aceito sobre mim nenhum olhar, nenhuma fala, nenhum julgamento que não justo e não mereça. Não deixaremos de fazer nada, pois as pessoas vão falar sempre, então, vivo minha vida, sem ligar para o julgamento alheio.

Como diz o famoso texto de Sócrates, “as três peneiras”, se não for verdade, se não trouxer bondade e não houver necessidade não deve ser dito nem de nós sobre nós, nem do outro sobre nós e nem nosso sobre o outro.

“ Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.

Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.”

Se formos cuidadosos e sábios o nosso mundo será melhor e se o nosso mundo for melhor contribuiremos para uma sociedade melhor.

                                   Experimente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Sulamericana e Libertadores a todo vapor

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana o destaque do futebol é a Sul Americana e Libertadores e já começou nessa terça dia 07/05 na...

A Medicina do Futuro

Por Dr Guilherme Britto  Você já imaginou ser assistido por um único médico que consegue cuidar das suas deficiências hormonais, gerenciar seu sistema cardiovascular, fazer...

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...