sábado, maio 18, 2024
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O valor de um Feedback aplicado da forma correta

Por Henrique Couto 

A maior ferramenta que um Gestor de Negócios possui para mudar o comportamento dos seus colaboradores, é o feedback. Quando essa ferramenta é utilizada da forma correta temos a chance de fazer o colaborador entender a performance que ele tem mostrado e a performance que a Empresa espera dele.

Para aplicar um feedback da forma correta, é preciso saber aplicar a linguagem correta para a situação, conhecer o colaborador e o problema e ter a solução mais adequada para a mudança de comportamento e de postura. Precisamos lembrar que o papel de orientar o colaborador pertence ao Líder e ao Gestor, e não ao empregado. Se o líder for capacitado para aplicar esse feedback e essa orientação, temos ai uma grande chance de correção de falhas. O feedback é uma ferramenta importante e necessária todos os dias nas Empresas. Uma das maiores queixas dos funcionários das empresas, é não receberem todas as orientações necessárias para execução de suas atividades e receberem reclamações ou queixas dos seus chefes de forma inadequada, na frente de outras pessoas, com palavras grosseiras, e se sentindo expostos. Quando isso acontece, perdemos a chance de conquistar a confiança do colaborador para aprender ou mudar a postura que ele apresenta da forma incorreta ou inadequada. 

Um feedback aplicado da forma correta, tem a linguagem correta e formal, evitando termos inadequados ou grosseiros, é objetivo e direto, falaremos de um tema pontualmente, e iremos analisar a falha e resolver a falha, mostrando soluções que o colaborador possa utilizar da próxima vez, ou seja, iremos cumprir nosso papel de orientar e cuidar das pessoas. Deve existir um espaço para que o colaborador possa se colocar e apresentar sua versão de aprendizado, evitando-se o debate focado na falha, e sim falando de soluções e mostrando outros cenários não vistos ou percebidos pelo colaborador.

Estamos aqui falando de um feedback construtivo, focado na correção de falhas, porém essa ferramenta deve ser utilizada tanto para correção de falhas, como para reconhecimento de pontos positivos e performance.

O Gestor precisa em seu papel de Liderança, explorar essa ferramenta com inteligência, para conquistar seus funcionários, e acompanhar de forma verdadeira a performance da sua equipe, através de indicadores quantitativos de preferência, pois ai saímos de sentimentos e achimos para uma análise mais concreta com indicadores entregáveis, tornando a relação de trabalho mais direta e mais verdadeira. 

O colaborador precisa saber o que é esperado dele, quais os entregáveis dele, e o Gestor precisa deixar claro esses indicadores, e acompanhar essa performance, seja semanalmente ou mensalmente. E sempre que acontecer uma falha ou a necessidade de uma correção, aplicar um feedback, com o objetivo de construir uma nova performance focada em acertos e em resultados. Enquanto a empresa aplicar feedbacks isso significa que ela ainda acredita nesse funcionário e na sua performance. Diferente disso, usaremos outras ferramentas como o Desligamento, porém se o Líder cumprir seu verdadeiro papel e tiver a competência de Liderança ele conquistará pessoas e resultados, fazendo todos crescerem juntos.

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Sucesso a todos!

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Henrique!
    Eu tenho Muita admiração por esse amigo e profissional excelente.
    Admiro sua dedicação incansável ao trabalho.
    Você sempre dá o seu melhor e isso é inspirador.
    É evidente que você coloca seu coração e alma em cada tarefa que realiza.

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