segunda-feira, abril 29, 2024
Home Destaques Paulo Gustavo: um grande ator, pai, filho, irmão: nome de rua e...

Paulo Gustavo: um grande ator, pai, filho, irmão: nome de rua e de Lei

Por Rony Cysney

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, completaria 44 anos no próximo dia 30 de outubro, se, infelizmente, não tivesse morrido em Maio de 2021, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. Por triste coincidência, sua data de morte é o aniversário de 15 anos da Peça teatral, que o deixaria famoso em todo o Basil, “Minha Mãe É Uma Peça”. Sua morte repercutiu no mundo artístico, político e cultural, no mundo inteiro. Paulo Gustavo deixa o marido, Thales, e dois filhos pequenos, Gael e Romeu, além do pai, Júlio Marcos, da irmã, Juliana Amaral, e da mãe, Déa Lúcia Amaral, que inspirou a criação de Dona Hermínia.

Nascido e criado na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, de família de classe média, estudou teatro na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio, na mesma turma de Fábio Porchat. Sempre assumiu ser bissexual, desde sua adolescência e em dezembro de 2015, casou-se com o Dermatologista Thales Bretas. Em agosto de 2019, anunciou o nascimento de seus dois filhos, de diferentes barrigas de aluguel, Romeu e Gael.  

A primeira peça da qual participou foi “O surto”, em que dividia a direção com Fernando Caruso, em 2004. Foi no espetáculo que apresentou pela primeira vez a personagem Dona Hermínia, que marcaria sua carreira para sempre. A mãe superprotetora e hilária ganhou peça própria em 2006 e chegou ao cinema sete anos depois. Somados, os três filmes de “Minha mãe é uma peça” venderam mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020. O terceiro filme teve a maior arrecadação da história do cinema brasileiro, com R$ 182 milhões de bilheteria. Além do sucesso de Dona Hermínia, o ator se destacou pelos filmes “Minha vida em Marte” (2018) e “Os homens são de Marte… e é para lá que eu vou” (2014), nos quais contracenou com a atriz e amiga Mônica Martelli. Ele interpretou o personagem Aníbal em ambas as comédias. 

A LEI PAULO GUSTAVO: 

 A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram criadas por meio do engajamento da sociedade. Em 2022, após a aprovação do Congresso Nacional, o Executivo tentou impedir os repasses por meio do veto integral da Lei e por meio de uma Medida Provisória. Apoiado pelo segmento artístico-cultural e pela sociedade civil, o Supremo Tribunal Federal anulou a Medida Provisória e deu o aval para a execução.

Em 2023, a recriação do Ministério da Cultura abriu o caminho para a plena execução da Lei. Após um intenso processo de escuta, a pasta editou o decreto regulamentar da Lei, permitindo que estados, municípios e Distrito Federal pleiteiem a verba. Os fazedores de cultura terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada executados pelos estados, municípios e Distrito Federal. 

               Por Rony Cysney

Fonte das fotos e pesquisa: g1.globo.com / wikipédia / www.gov.br/cultura

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...